05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída no ano de 1974 pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a população e propiciar ações que visem a preservação ambiental.

A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente trabalha uma temática ambiental diferente por meio de atividades realizadas no mundo inteiro. Esse dia também apresenta um país anfitrião diferente a cada ano, onde são realizadas as atividades oficiais de celebração da data. O tema deste ano é Restauração de Ecossistemas e o Paquistão é o anfitrião global da data.

A Igreja Católica no mundo não fica indiferente a esta data. No Brasil, mais de 25 organizações católicas, ecumênicas e da sociedade civil, enviaram aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal uma carta onde manifestam suas preocupações sobre a gravidade da situação ambiental, o desrespeito e violência contra os povos tradicionais, as ameaças aos biomas em crescente desmatamento e a necessidade de adoção urgente de medidas para proteger integralmente o meio ambiente. 

A carta retoma reflexões do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, no Sínodo da Amazônia, mas foi inspirada no chamado do Pontífice para o Encontro Economia de Francisco. “A Economia de Francisco e Clara não é apenas uma agenda econômica, dentro da perspectiva do senso comum e dos grandes mercados, que trata a economia apenas como espaço de circulação de moedas e produtos. Para “realmar” a Economia, como pede o Papa Francisco, é preciso um olhar integral que reconheça as crises (política, social, econômica e ambiental) de forma conectada”, assinala o documento. 

Sobre a encíclica do Papa, o Teólogo Ir. Afonso Murad explica que o documento que propõe uma conversão ecológica. “A Laudato Si propõe uma conversão ecológica, uma mudança de mente, de coração e de pratica dos cristãos e das pessoas do mundo inteiro em vista de um maior cuidado com a casa comum. Ela não é simplesmente uma ‘encíclica verde’, ela propõe uma nova maneira de nós nos relacionarmos com os outros seres, com as outras criaturas e isso é fundamental: um olhar novo do ponto de vista religioso, humano, pessoal e social”.

Com informações da REPAM

_______________________________

PODCAST DIÁLOGOS

O Diálogos traz um bate papo importante para nossa reflexão:  Meio Ambiente e Laudato Si.

A conversa é com: Ir. Afonso Murad, Doutor em Teologia; Anderson Fontes, Diretor de Controle Ambiental da Prefeitura de João Pessoa; e Rodrigo Fadul, Secretário Adjunto da REPAM – Rede Eclesial Pan-Amazônica.

Acesse já o Diálogos na sua plataforma favorita.

CONFIRA A REPORTAGEM DO BOLETIM ARQUIPB SOBRE A LAUDATO SI