Sem romaria, Festa da Penha tem peregrinação e missa campal

Ainda não é possível a realização da Romaria da Penha. Esta é a conclusão do Santuário de Nossa Senhora da Penha, tomada em conjunto com autoridades sanitárias e de saúde de João Pessoa e do Estado. Desta forma, a Festa da Penha de 2021, lançada nesta quinta-feira, dia 28, terá uma peregrinação da imagem da padroeira e uma missa campal para 2 mil pessoas no dia 27 de novembro.

A Festa da Penha 2021 terá início no dia 20 de novembro, com Missas no Santuário localizado na praia da Penha. No dia 27 de novembro, será realizada uma peregrinação com a imagem da padroeira pelas ruas de João Pessoa. O reitor do Santuário, Monsenhor Nereudo Freire Henrique, explica que não será uma carreata: “queremos levar Nossa Senhora da Penha até os fieis, para compensar a ausência da Romaria, que é tão estimada pelos devotos. Faremos uma peregrinação da imagem por várias ruas de João Pessoa e contaremos com o apoio da STTP e da Polícia Militar para que não haja nenhum cortejo, ou seja, não vire uma carreata. Não podemos causar transtornos, queremos apenas que os fieis se sintam abraçados, acolhidos por Nossa Senhora e que todos possam viver esse momento sem colocar a sua saúde e segurança em risco”, explica o reitor do Santuário.

Neste dia 27, após a peregrinação, ainda será celebrada uma Missa Campal, presidida por Dom Manoel Delson, no campo localizado na Praia da Penha, onde normalmente acontece o encerramento da Romaria. “Teremos 2 mil cadeiras disponíveis e esta é a lotação máxima delimitada pelas autoridades. Teremos forte rigor no controle do acesso das pessoas a este espaço. Todas devem estar de máscara e teremos álcool em gel disponível para higienização das mãos de todos”, explica Mons. Nereudo.

No domingo, dia 28, ainda serão celebradas Missas no Santuário da Penha às 07h, 09h, 11h, 15h e 17h para atender ao maior número possível de fieis devotos.

Os detalhes da peregrinação serão divulgados posteriormente, para que as pessoas possam se programar e esperar a visita da imagem. “Estamos confiantes que, com o avanço da vacinação, no próximo ano poderemos retomar a nossa amada Romaria. Mas até a pandemia ser superada, vamos vivendo a nossa fé com responsabilidade e zelo pela vida”, concluiu Mons. Nereudo.