Paróquia realiza I Expedição Cultural na Pedra do Ingá

Uma noite diferente, cheia de beleza e partilha de conhecimento foi proporcionada na última sexta-feira (19) pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Ingá. A Igreja local organizou a I Expedição Cultural na Pedra do Ingá, famoso monumento arquitetônico paraibano que abriga as “itacoatiaras”, pedras com inscrições rupestres. O evento também fez parte dos preparativos para a Festa da Padroeira, que começa no próximo dia 28 de novembro. Mais de 100 pessoas participaram deste passeio.

A Expedição inaugurou um novo tempo na Pedra do Ingá, com uma visitação noturna, já que apenas passeios diurnos eram autorizados no local. A ideia nasceu de uma experiência do Padre Mário Silva, pároco de Ingá, que conseguiu uma autorização especial. “Não tinha como participar das visitas diurnas, então com ajuda de biólogos, fui realizar meu desejo de conhecer o famoso monumento. Ali, vimos como o espaço ficou bonito à noite e como poderíamos proporcionar essa nova perspectiva ao povo da região e turistas. O resultado está no sucesso dessa nossa I Expedição”, conta o sacerdote.

O pesquisador Dennis Mota foi o guia na visita ao Museu Histórico de Ingá, explicando como eram a fauna, a flora e os animais que habitaram região há milhares de anos. Os participantes também puderam conhecer as diversas teorias que envolvem os mistérios da Pedra do Ingá. Durante a expedição, em frente a principal rocha gravada, um grupo de jovens realizou um musical que contava a história do município. A noite ainda contou com recitação de cordel e a participação do geógrafo Carlos Pontes, que usou o personagem Piteco, dos quadrinhos de Maurício de Sousa, para contextualizar e explicar as inscrições rupestres nas Pedras do Ingá.

NOVAS VISITAS

O projeto da Expedição irá a novos lugares entre Ingá e Riachão do Bacamarte, cidades que pertencem à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A ideia é promover a visitação a espaços que contem a história dos povos da região, desde espaços naturais à construções históricas. “Nos baseamos na proposta de evangelização da CNBB, que no documento ‘Queremos ver Jesus’ indica os caminhos de aproximação, serviço, testemunho e anúncio. O projeto Expedição atrai jovens de todas as idades, que tenham ou não ligação com a vida religiosa, paroquial, promovendo um grande momento de educação social, interação e que, de uma forma ampla, é evangelização, pois se preocupa com o ser humano”, explica o Padre Mário.

O projeto Expedição conta com o apoio da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Educação e de Turismo, além de empresas locais, como a Mr. Camaleão, Geografia da Paraíba e Na trilha Comigo.

Veja mais fotos da I Expedição cultural no instagram @paroquia_de_inga.

Fotos: Renan Epifânio/ Pascom Paroquial