Papa Francisco convoca dia de oração e jejum pela paz no mundo

Preocupado com a grave situação de conflito entre Rússia e Ucrânia, o Papa Francisco convocou para o próximo dia 02 de março um dia de oração e jejum pela paz. Disse o Santo Padre na audiência-geral desta quinta-feira, dia 24: “Jesus nos ensinou que à insistência diabólica, à diabólica insensatez da violência, se responde com as armas de Deus: com a oração e o jejum. Convido a todos a fazerem no próximo 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, um dia de jejum pela paz. Encorajo, de modo especial os crentes a se dedicarem intensamente à oração e ao jejum naquele dia. Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.

Ainda na audiência, o Papa Francisco clamou aos líderes dos países envolvidos no conflito que possam chegar a um acordo pacífico, resguardando as vidas de milhares de cidadãos e cidadãs que ficam reféns do medo. “Peço a todas as partes envolvidas para que se abstenham de qualquer ação que possa causar ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional. (…) Peço aos que têm responsabilidade política para fazer um sério exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra. (…) Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte”.

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, pede que as pessoas atendam ao pedido do Santo Padre e realizem seus momentos de oração e jejum. “Seja em casa, em comunidade – respeitando as orientações já conhecidas – é muito importante que nos coloquemos em oração. A humanidade já tão maltratada por pandemia, conflitos, fome, desigualdades sociais, não precisa de uma guerra. Nossa força está na oração! Façamos nosso clamor chegar aos céus e que desça sobre nós a bênção da paz que vem de Deus”.

O arcebispo preside a Missa de Cinzas às 9h na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, marcando o início do Tempo Quaresmal e abrindo oficialmente também a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação – fala com sabedoria, ensina com amor” (cf Pr 31,26).

Foto: Vatican Media