Palestras e envio missionário marcam segundo dia do Congresso Bíblico Pastoral

O segundo dia do Congresso Bíblico Pastoral da Arquidiocese contou com a assessoria do Pe. Eltom de Sousa Melo, da Arquidiocese de Olinda e Recife. O sacerdote trouxe reflexões a partir do livro Ato dos Apóstolos em dois momentos de palestras e ainda uma mesa redonda. O evento contou com mais de 300 participantes de forma presencial e também foi acompanhado por centenas de pessoas através do canal da Arquidiocese no Youtube.

Pe. Eltom de Sousa

O Padre Eltom focou na vivência de comunidade ensinada nos Atos dos Apóstolos e apontou caminhos para a vivência eclesial nos tempos atuais. “Estudando os Atos dos Apóstolos a gente percebe que eles também tinham problemas sociais, as ‘pandemias’, conflitos políticos de seu tempo. Devemos olhar para este relato histórico como uma experiência de fé e aprender que nós, hoje, também podemos superar as adversidades agindo como os apóstolos, que eram pessoas que confiavam na vontade de Deus, se deixavam impelir pelo Espírito Santo”.

Pe. Marcílio

Pe. Marcílio Carneiro, coordenador do Setor Bíblico Catequético, avaliou de forma positiva o Congresso. “O evento cumpriu seu papel. Queríamos que cada vez mais, nós como diocese, tomássemos consciência da importância de trabalhar a Bíblia como fundamento catequético e como fundamento da vida da Igreja. Esse Congresso eu chamo de novo pentecostes da Palavra, que veio trazer novo ânimo depois de tanto tempo de sofrimento imposto pela pandemia. Nós podermos fazer esse momento tão agradável de leitura da Palavra, de reflexão, de amorosidade foi um passo muito importante para nossa vida de Igreja!”, avaliou.

Dom Manoel Delson, que participou ativamente de todo Congresso, considera os momentos formativos como passos essenciais na vida de todo católico. “O que vimos e ouvimos aqui não é só conhecimento teórico intelectual, mas um conhecimento que levamos para a vida. E essa é a melhor forma de assimilar a Palavra de Deus: ler com mais frequência, estudar o Texto Sagrado e fazer a correlação da Palavra com a nossa vida, pessoal e enquanto sociedade. Este Congresso é uma bênção esperamos que os frutos sejam preciosos nas vidas das comunidades”, avalia o Arcebispo.

O Congresso foi finalizado com bênção e envio dos participantes, com a missão e responsabilidade de propagar o estudo bíblico na vivência comunitária e paroquial.

CONFIRA COMO FOI O SEGUNDO DIA DO CONGRESSO BÍBLICO PASTORAL