O Reino de Deus entre nós!

No Evangelho deste Domingo (Mt 4,12-23), o III do Tempo Comum, encontramos Nosso Senhor iniciando o Seu apostolado de maneira pública e no meio do povo e dos mais pobres. O que podemos identificar como mensagem dessa presença pública de Jesus? Essencialmente, consistia na pregação do Reino de Deus e na cura dos doentes e sofredores. Jesus sempre atua como o Bom Samaritano do Pai, chamando-nos à conversão e derramando misericórdia sobre nossas vidas.

Com a vinda de Jesus ao mundo, o povo não anda mais nas trevas, mas O tem como uma grande luz. Não estamos mais à deriva da vida, o Evangelho de Cristo é capaz de nos recolocar em uma estrada de sentido que nos levará à eternidade, quando nossa vida se findar neste mundo.

Jesus é o Evangelho vivo do Pai. Ele nos traz anúncios de salvação. Nossas estradas de vida tornam-se mais transitáveis quando Ele, Cristo que é a luz do mundo, vai nos guiando. Não importam os percalços das estradas que tenhamos que enfrentar, com Cristo, os nossos pés não vacilam e prosseguem. Afinal, a vida vai se fortalecendo mediante a coragem de jamais querer parar.

A Boa Nova que Jesus proclama nas estradas do mundo, isto é, na estrada dos homens de todos os tempos e lugares, aponta sempre para o Reino de Deus, um reino que não é distante, mas que começa dentro de cada coração que se abre a Cristo. O Reino de Deus está próximo dos corações valentes e que nunca desistem de viver. Sabemos o quanto é doloroso prosseguir quando tudo à nossa volta nos contraria. Parece que o desânimo se apossa de nossas forças, mas aí é que devemos dar provas de nossa fé em Cristo. O Senhor nunca desiste de caminhar conosco!

O brilho da fé nem sempre é tão reluzente, mas Deus é especialista de Se aproximar dos que, humildemente, reconhecem suas fraquezas e sempre se dispõem a recomeçar. Para nós, que somos católicos, a única forma de recomeçar com Cristo é através da busca do sacramento da penitência. Bater no peito a dor do pecado e pedir a graça do Espírito Santo para não mais pecar e receber do sacerdote a oração de absolvição da Igreja. O Evangelho deste domingo até nos fala sobre a necessidade de buscar a conversão sempre. Conversão é o caminho seguro para se aproximar do Reino de Deus. Nem sempre nos consideramos grandes pecadores, até achamos que somos pessoas moralmente boazinhas, mas nunca devamos nos esquecer que os discípulos de Jesus sempre estão estrada da vida, e nesta, sempre se colocará diante de nossa consciência a postura de recomeço, de retomada.

Portanto, enchamo-nos da Boa do Evangelho de Cristo para prosseguir na estrada do mundo. Nessa estrada, já nos precedeu o autor da fé, Cristo Jesus, Aquele que não desistiu de nossos passos cansados. Ele em tudo nos precedeu, até na queda do Calvário para nos lembrar da queda que sofremos, a humanidade inteira, junto com Adão e Eva no paraíso. Com Cristo, não devemos temer as lutas próprias da vida, mas, cheio do espírito Dele, caminhar, prosseguir e nunca desistir. Eis o percurso para se chegar ao Reino de Deus que já acontece em nossa história.