Novas Exposições no Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco inicia o ano de 2023 com novas exposições.

A IGREJA NO BRASIL
Falar da Igreja no Brasil é voltar no tempo da colonização, onde a instituição católica se fez colada ao estado português para evangelização das terras conquistadas pelo governo lusitano.

“Com a descoberta do brasil, em 1500, se alargou o horizonte da religião. Com ela, os homens atravessaram o oceano. Os missionários infundiram-se no coração do gentio, cujo os costumes sublimaram pela moral cristã; e arte desabrochou como uma flor nos templos que os cristãos ergueram no litoral e no interior deste vasto país. Desde Minas até aqui; encontramo-la simples e bela como símbolo de uma crença para que eleva as almas a infinita beleza do criador” (Cônego Florentino Barbosa).

No decorrer da nossa história, foram surgindo grandes construções de belas e elegantes igrejas no litoral; posteriormente no interior e em todo território brasileiro.
Para essa realização, foi preciso: arquitetos, escultores, pintores, canteis, ourives e outros profissionais que nos deixaram grandes monumentos religiosos, que tanto nos encantam atualmente; monumentos esses deixados pelos nossos antepassados.

A riqueza da arquitetura religiosa no Brasil podemos conferir de norte a sul desse imenso país, desde o século XVI ao século XX, onde estão presentes nos mais diversos estilos arquitetônicos: do maneirismo passando pelo barroco, rococó, neoclássico e outros; estilos estes que têm suas características próprias, cada um com sua peculiar beleza.
Essa exposição que o Centro Cultural São Francisco realiza mostra aos turistas, visitantes e pesquisadores diversas telas representando igrejas de artistas nacionais como: Zé Lima, Ivan Marquetti, Carlos Brache, Denasy Amonal e outros, como também os paraibanos Zé Felipe, Soter, Rubens Amaral, Molina e outros.
A Arte das Igrejas foi um momento de grande esplendor da cultura religiosa no Brasil.

Augusto Moraes
Curador