Missa da Ceia do Senhor abre o Tríduo Pascal nesta Quinta-feira Santa

A Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, nesta Quinta-feira Santa (14) contou com a presença de centenas de fieis que compareceram à Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. É a retomada da normalidade na Semana Santa após 2 anos de restrições. Para o Arcebispo, é momento de agradecer: “estamos superando o tempo difícil e é uma alegria muito grande poder estarmos de volta, todos juntos, vivendo a Semana Santa com a casa cheia, com todos em fraternal comunhão presencial”, disse o Arcebispo.

A celebração recorda o momento da última ceia de jesus com seus discípulos, onde ele institui a Eucaristia e traz a grande lição do ato de servir, lavando os pés de seus amigos. “É uma celebração de suma importância para nós, é o dia em que o Senhor nos presenteou com a eucaristia, com a certeza de que ele estaria sempre conosco cada vez que repetíssemos o gesto da partilha. É o que fazemos a cada missa e hoje é o dia maior, o dia de recordar e celebrar onde tudo começou”, diz o Arcebispo.

No rito de Lava-pés, Dom Delson lavou os pés dos membros da Comissão Missionária da Catedral, em alusão ao Ano Missionário vivdo na Arquidiocese e também na Igreja do mundo todo, a pedido do Papa Francisco.

Após a Missa, o Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração. Vários grupos se revezam diante do Corpo de Cristo e, às 23h, realizam a Procissão do Silêncio, saindo da Catedral até a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.