A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília (DF), recebe, pela primeira vez, de 23 de janeiro, até o dia de hoje, os membros da nova diretoria nacional da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, a OSIB. A reunião convocada pelo bispo referencial da Organização, dom José Albuquerque, traz a oportunidade de planejamento das atividades do quadriênio e as previstas para o ano de 2023.

O bispo auxiliar de Manaus e referencial da OSIB, dom José Albuquerque, salientou que como é uma nova equipe, esse tipo de reunião se faz necessária para que os membros possam se conhecer melhor e para que se ajudem mais.

“Cada um desses membros são formadores, tem diversas atribuições nas suas dioceses, então temos que reunir esforço para além de ter uma atribuição local e regional também estarmos à serviço da equipe nacional, por isso é preciso nos organizarmos na questão de calendário das nossas atividades”, explicou.

Dom José salientou que ao longo de 2023, a Osib irá realizar três encontros destinados aos que atuam especificamente nas casas de formação, que são os diretores espirituais, os formadores e os psicólogos que trabalham nos seminários.  “Precisamos verificar os objetivos, procurar assessoria e estarmos em sintonia com os outros organismos da Comissão”, disse.

Neste contexto, o padre Vagner João Pacheco de Moraes, presidente da OSIB, explicou que a reunião além de ser uma oportunidade de reencontrar todos os membros era também ocasião oportuna para que os mesmos conheçam a sede da Conferência, a Edições  CNBB, e de toda a dimensão de organização da Igreja no Brasil a qual eles estão inseridos como OSIB.

Como experiência, o padre Carlos Henrique, do clero da arquidiocese de Aracaju e secretário executivo da OSIB, disse que a reunião é sempre uma expressão da sinodalidade em que são convidados a vivenciar como igreja.

Ele define a OSIB como um colegiado em que se reflete, planeja e auxilia a igreja naquilo que tange às organizações dos seminários e institutos do Brasil.

“É uma missão de grande importância porque os nossos seminários são ambientes que formam os futuros sacerdotes das igrejas particulares espalhadas pelo nosso imenso Brasil.

É uma experiência muito peculiar, especial, porque além dessa dimensão bela de contribuir com a formação dos padres reitores e formadores de seminários nós também agregamos essa dimensão da colegialidade interligada com a CNBB, que é a expressão de comunhão e participação”, expressou o padre Carlos Henrique.

Ainda durante os três dias reunidos, os membros da OSIB irão também rever o Estatuto da Organização e partilharem sobre encontros nacionais já ocorridos, como foi o caso da primeira experiência missionária que aconteceu no Amazonas, em Manaus, e o curso para formadores e reitores da América Latina que aconteceu em novembro de 2022, em Roma.

Calendário da OSIB 2023

27 a 30 de março – Encontro Nacional para Diretores Espirituais, em Itaici (SP)
10 a 14 de julho – Encontro Nacional de Atualização para Formadores, em Guarulhos (SP)
22 a 24 de setembro – Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos, em Guarulhos (SP)

Membros da OSIB

• Pe. Vagner João Pacheco de Moraes (diocese de Osasco – regional Sul 1), presidente da OSIB;
  • Pe. Edgar Rigoni (diocese de Colatina – regional Leste 3), vice-presidente;
  • Pe. Carlos Henrique Santos (arquidiocese de Aracaju – regional Nordeste 3), secretário executivo;
  • Pe. Deoni Alexandrino da Silva (arquidiocese de Cuiabá – regional Oeste 2), tesoureiro;
  • Pe. Guilherme Bada Duzioni (diocese de Criciúma – regional Sul 4), coordenador de publicações;
  • Dom José Albuquerque de Araújo, bispo referencial da OSIB Nacional.

Fonte CNBB