Igrejas particulares da CNBB NE2 promovem formações em preparação para a Campanha da Fraternidade 2023

A menos de um mês para a Quaresma, dioceses e arquidioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se preparam para vivenciar a Campanha da Fraternidade 2023. A iniciativa, que terá como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), traz à reflexão o desafio urgente da insegurança alimentar.

Para mergulhar no tempo especial de conversão marcado pelo jejum, pela oração e caridade, as igrejas particulares anunciaram a realização de encontros de formação. Os eventos são destinados aos membros do clero, aos religiosos e às religiosas, aos leigos e às leigas com o objetivo de sensibilizar os corações para o drama da fome que aflige o corpo e a alma.

Pernambuco

Arquidiocese de Olinda e Recife realizará o webnário “Fraternidade e Fome: vamos à Casa do Pão”, no próximo sábado (28), com direito a certificado. O evento organizado pela Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblica, com apoio da CNBB NE2, acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com transmissão ao vivo pela internet.

Entre os palestrantes, estarão o vigário episcopal para o Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Júlio Lancellotti; a assessora regional da Cáritas Brasileira NE2, Luciana Florêncio; e o fundador da Comunidade dos Viventes, Gabriel Marquim.

Como gestos concretos em consonância com a temática da CF, o evento da arquidiocese terá feira de orgânicos produzidos pela agricultura familiar e os recursos obtidos com as inscrições solidárias (R$20) serão revertidos para a Casa do Pão. O projeto é o legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional e atualmente oferta alimentação e serviços jurídicos e psicossociais a cerca de 300 pessoas em situação de extrema pobreza.

Na Diocese de Garanhuns, o encontro sobre a CF 2023 será no dia 11 de fevereiro, no Seminário São José, na cidade-sede da Igreja local. Para o evento, foram convidados especialmente os párocos e dois leigos das 37 paróquias do território diocesano, mais um representante de cada congregação religiosa. O investimento é de R$45.

“A Quaresma é o tempo favorável para a conversão. Embora a conversão seja um movimento inicialmente pessoal e interior, ela não pode ser apenas uma atitude individualista, uma vez que a vontade de Deus se manifesta como um projeto de vida a um povo eleito. Deste modo, a CF 2023 tem por objetivo sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome a partir do Evangelho de Jesus”, afirma o coordenador para as Campanhas da Fraternidade da Diocese de Garanhuns, padre Fernando Henrique Quirino Silva.

Rio Grande do Norte

Diocese de Mossoró fará dois momentos de formação para a CF 2023 onde cada paróquia poderá enviar até três representantes. O primeiro encontro será no dia 4 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Mossoró, para as paróquias dos zonais Mossoró I e II e do Vale.

No dia 25 de fevereiro, será a vez dos zonais Médio-Oeste e Alto Oeste. A formação será realizada no Centro Pastoral, no município de Pau dos Ferros (RN). Em ambos os encontros, a programação começa às 8h e segue até o meio-dia.

Fonte CNBB NE2