Escola Regional de Formação de Catequistas da CNBB Nordeste 2 realiza encontro e Arquidiocese da Paraíba se faz presente

A Escola Regional de Formação de Catequistas da CNBB Nordeste 2, no último final de semana, entre os dias 12 e 15 de janeiro, deu início ao seu curso de formação, e ao mesmo tempo, realizou seu primeiro encontro anual. Os alunos tiveram a oportunidade de iniciar a capacitação pelo Módulo Querigma: eixo bíblico-catequético, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).

A Arquidiocese da Paraíba, que compõe o Regional Nordeste 2 com as províncias de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, foi representada pelo seminarista Euclides Franklin, além dos catequistas Antônio Alves Tributino, Washington Rocha de Aquino e Wellington Oliveira de Sousa, de paróquias da nossa Arquidiocese.

Seminarista Euclides Franklin e o Padre Jânison de Sá Santos assessor nacional de catequese CNBB

O curso de formação de catequistas da CNBB NE2 é dividido em quatro módulos e dois encontros presenciais por ano, sempre em janeiro e julho. A duração da escola é de dois anos, com uma carga horária total de 150 horas, sendo 120 horas presenciais e 30 horas em atividades práticas nas dioceses de origem.

Em 2021, o Papa Francisco instituiu o ministério de catequista publicando o Motu Próprio “Antiquum ministerium”, no dia 11 de maio. “Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente” são “as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”. assim escreveu.

Roberval Borba