E começa mais um Ano Litúrgico. Você conhece o calendário da Igreja?

Neste domingo, dia 28 de novembro, a Igreja celebra o 1º Domingo do Advento e, com ele, o início de um novo Ciclo, o Ano Litúrgico C, que traz o Evangelho de São Lucas. A Igreja é guiada por este Calendário Litúrgico, que difere do calendário civil, pois é algo próprio da instituição. Através dos Ciclos do Calendário, a Igreja comemora o mistério de toda a vida de Cristo, desde a sua encarnação, ressurreição, até a espera de Sua vinda gloriosa. “É isso então que nós somos convidados a perceber no Ano Litúrgico da Igreja pois, da mesma forma como existe o ano civil, a Igreja também tem o seu próprio calendário para contemplar, durante os dias que vão se sucedendo, o Mistério da presença de Cristo que acompanha toda a humanidade”, afirma Pe. Liginaldo dos Santos, assessor eclesiástico para a Pastoral Litúrgica.

O Calendário Litúrgico foi criado para celebrar o Ministério de Cristo e é contemplado num ciclo de 3 anos, os chamados Anos A, B e C. Cada Ano Litúrgico começa na primeira semana do Advento e a diferença entre eles está no Evangelho proclamado durante o Tempo Comum. Assim, o primeiro ano do Ciclo é do Evangelho de Mateus (Ano A), o segundo é com o Evangelho de Lucas (Ano B) e o terceiro fica com o Evangelho de Marcos (Ano C). O Evangelho de João está presente nos três anos e fica para as grandes solenidades da Igreja que, acontecem durante esse período nos Ciclos da Páscoa e no Ciclo do Natal.

O ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico tem alguns ciclos: o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa. O Ciclo do Natal é o início do Ano, que começa com o Tempo do Advento e vai até a Festa da Epifania do Senhor. “O Natal é o tempo litúrgico aonde nós contemplamos o Mistério da vinda do Senhor, que veio visitar toda a humanidade, se fazendo homem entre os homens”. O Ciclo da Páscoa começa com o Tempo da Quaresma, passa pela festa mais importante do Calendário, que é a Pascoa (Festa da Ressurreição) e vai até Pentecostes. “Como os 50 dias que vão entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes nós somos convidados a contemplar o Mistério da vitória de Cristo sobre a morte, a Sua ressurreição, ascensão e envio do Espírito Santo”.

Entre o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa, existe o Tempo Comum. Pe. Liginaldo explica que “neste tempo não é celebrado nenhum aspecto específico do Mistério de Cristo, mas a Sua vida na globalidade”. O primeiro período do Tempo Comum vai da celebração da Festa do Batismo de Jesus até o início da Quaresma. O segundo período do Tempo Comum começa no final da Festa do Tempo Pascal (Festa da Santíssima Trindade) e se estendendo até o Tempo do Advento (Festa de Cristo Rei).

CORES LITÚRGICAS

Cada período do Ano Litúrgico possui uma cor que o identifica, estabelecendo relação com o que está sendo vivido no momento:

Branco – Tempo Pascal e do Natal do Senhor

Verde – usado durante todo Tempo Comum

Roxo – usado no Tempo da Quaresma e Advento, tempos de penitência e reflexão

Vermelho – usado em Pentecostes, na Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa

Rosa – onde se tem costume, é usado no III do Advento do Advento e no IV Domingo da Quaresma

Preto – onde se tem costume, é usado nas Missas dos fieis defuntos

Foto: Daniel Mafra / Canção Nova