Dom Delson lança Primeira Carta Pastoral à Arquidiocese da Paraíba

Fruto da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2019, foi publicada a 1ª Carta Pastoral à Arquidiocese da Paraíba, assinada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel Delson. A Carta traz como tema “Habitar a Cidade com a Alegria do Evangelho”, que também foi o tema de reflexão da referida Assembleia.

“Não é um slogan, é uma necessidade vital e irrenunciável para nossa ação evangelizadora. Queremos, sempre mais motivados pelas pertinentes palavras do Papa Francisco, habitar a cidade que nos envolve como uma Igreja em saída”, explica o Arcebispo.

A Carta Pastoral foi entregue aos padres e diáconos no último dia 4 de março, durante reunião ordinária do clero, e agora está disponível a todos os agentes pastorais, membros das novas comunidades e todos os leigos e leigas que desejarem conhecer as propostas da caminhada pastoral da Arquidiocese pelos próximos 4 anos.

“Com esta carta Pastoral, que a todos dirijo com particular afeto, quero manifestar também, amados irmãos e irmãs, a nossa plena comunhão e fidelidade criativa ao nosso querido Papa Francisco. Com sua simplicidade enraizada no Evangelho, e com seu coração de pai e pastor, ele tem desafiado toda Igreja para um tempo de renovação espiritual e de irrenunciável conversão pastoral, recolocando no centro de toda vida cristã, e de todo agir eclesial, a boa notícia da infinita Misericórdia de Deus. Como ficar indiferente a esta primavera da misericórdia com que Deus, pela voz do sucessor de Pedro, nos convoca? É tempo de redobrarmos nossa oração pelo Papa Francisco e de renovarmos, em nossas comunidades e em nossos corações, nossa fidelidade ao Evangelho. Não podemos adiar nossa conversão missionária. Este é o tempo favorável! Vivamos esta hora, de graça e de misericórdia, com jubilosa alegria”, diz Dom Delson na Carta.

PLANO PASTORAL

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral divulga, também, o Plano Pastoral para o Quadriênio 2020 – 2023. Segundo o Mons. Ivonio Cassiano, coordenador arquidiocesano de Pastoral, o Plano serve de orientação para todas as ações pastorais que serão vividas na Arquidiocese. “Este Plano de Pastoral, em consonância com as DGAE* (2019-2023), provindas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quer oferecer um caminho de ações pastorais às mais diversas realidades presentes no território arquidiocesano: Paróquias, Pastorais, Movimentos, Setores, Novas Comunidades… Sempre recordando que tal caminho é fruto de nossa caminhada e, também, a partir da realização da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2019”.

*DGAE: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento da CNBB

Carta Pastoral Dom Delson

Plano Pastoral 2020