Dia do Padre: mensagem de Dom Manoel Delson a todos os sacerdotes

† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Por mercê do Senhor Uno e Trino e da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

João Pessoa, 04 de agosto de 2022

Saudações de Paz e Bem,

            Neste dia que celebramos a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, celebramos igualmente o vosso dia, o dia do Padre. Quanta alegria e gratidão por este precioso dom que nos concedeu a Igreja!

O sacerdócio é verdadeiramente o grande dom do Divino Redentor, o qual, para tornar perene sua obra de salvação, escolheu a nós, homens frágeis e aparentemente incapazes de tão sublime missão, tornando-nos semelhantes ao Cristo, amparo e auxílio da humanidade inteira.

O nosso 1° Bispo e Arcebispo, Dom Adaucto, dizia que: “Deus reveste o sacerdote de um caráter divino e, subtraindo-o das conexões privadas da família, outorga-lhe uma paternidade muito mais ampla que a da natureza. Cada sacerdote recebe do povo um título que exprime muito bem, ao mesmo tempo, sua veneração e seu amor; é o título de Padre, Pai. Colocado entre Deus e o homem, o Sacerdote exerce uma mediação espiritual entre a Divindade, a quem representa; e a humanidade, por quem pede. Fala aos homens da parte de Deus e apresenta a Deus todas as necessidades dos homens.”

Por isso, é preciso que tomemos consciência de que o nosso estado sacerdotal exige que sejamos santos e que a nossa missão requer nossa feliz presença no meio dos fiéis: ensinando-os e santificando-os na fé que recebemos dos apóstolos; devemos ser distribuidores de uma graça da qual devemos estar cheios, sempre.

Que o Santo Cura D’Ars, nosso patrono, modelo de missionário da vinha do Senhor, interceda junto à Virgem Maria, Senhora das Neves, por vossas vidas e pelo vosso ministério, a fim de que seja tão fecundo como o foi São João Maria Vianney.

Feliz dia do Padre!

† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Baixe a mensagem em PDF