Com Maria, avançamos para o céu

Os católicos, porque nutrem um profundo amor e devoção à Santíssima Virgem Maria, buscam sempre seguir Nosso Senhor numa estreita correlação à Sua Mãe. Foi o próprio Senhor, nos últimos momentos da Cruz, que nos deu Maria como Mãe da Igreja.

Todo o mês de maio é dedicado a Virgem Mãe de Deus. Com Ela, aprendemos a amar mais Jesus. A relação de amor entre Jesus e Sua Mãe mostra-nos o quanto os laços familiares são fundamentais para a maturidade da fé. “Podemos estar certos de que o Santíssimo Coração de Jesus em todo o arco da vida escondida em Nazaré sempre encontrou no Coração Imaculado da Mãe uma ‘chama’ ardente de oração e de atenção constante à voz do Espírito.” Não há separação entre fé e família! O Céu é a casa da família!

Em tempos de crise, a Virgem Santíssima sempre foi consolo próximo aos seus filhos. O Santo Padre no ano passado, com o surgimento e agravamento da pandemia, recitou uma belíssima e confortadora oração à Nossa Senhora, pedindo o fim da pandemia. Na ocasião, o Papa rezava inicialmente colocando a humanidade inteira sob a guarda de Maria: “Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção (…)”. O povo paraibano também se coloca diante de Deus pelas mãos de Nossa Senhora, pedindo o conforto a quantos se sentem perdidos e choram a partida repentina de seus familiares que, por vezes, foram sepultados de forma a causar uma profunda e inesquecível dor na alma.

A devoção Mariana torna-se forte quando aprendemos com Maria a não desanimar diante das tribulações da vida. Mas como continuar confiando quando o futuro é incerto? O Papa, na mesma oração mencionada acima, nos convoca ao constante exercício da confiança, ainda que a dura prova do momento atual esteja diante de nosso horizonte. Não devemos desanimar! Com Nossa Senhora das Neves podemos confiar em Deus, em qualquer circunstância. Temos uma Mãe, que lá do céu roga por nós e nos protege. Sua intercessão materna não é uma realidade distante, mas algo concreto, que toca nossa vida concreta e nos ajuda a avançar para o céu!

À Virgem das Neves pedimos também a proteção de todos aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento da COVID-19: médicos, pessoal da segurança pública, enfermeiros, agentes de saúde, voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda sujeitando a própria vida para poupar outras vidas. Que o amor materno de Nossa Senhora nos eduque, ainda nesta vida, a amar mais a Deus em tudo!