Bento XVI: uma onda de afeto e de oração, cerca de 135 mil já prestaram homenagem

Giancarlo La Vella – Vatican News

Fiéis de todas as nacionalidades continuam, em fila de modo ordenado, a entrar na Basílica de São Pedro. Uma oração, uma saudação ou um simples olhar para Bento XVI. Nesta quarta-feira (04), das 7h às 19h outros fiéis poderão homenageá-lo, é o último dia em que o corpo do Papa Emérito será exposto à devoção dos fiéis. Parte da Praça de São Pedro foi colocada à disposição das emissoras que filmarão o funeral na quinta-feira (5), celebrado pelo Papa Francisco. Espera-se a chegada de autoridades de todo o mundo e cerca de 70 mil participantes.

Os agradecimentos do mundo a Bento XVI

E da penumbra da Basílica Petrina, da mesma forma ordenada, as pessoas saem lentamente, muitos com os olhos brilhantes, em suas mentes talvez as últimas palavras proferidas por Bento XVI, “Senhor, eu te amo”, sinal e luz do ministério sacerdotal, pastoral e papal que acompanhou toda a vida de Joseph Ratzinger.

“Obrigado Papa Bento”

A emoção não impede que as pessoas que foram fazer a última homenagem ao Emérito comuniquem seus sentimentos. Nas entrevistas feitas pela Rádio Vaticano – Vatican News, há quem agradeça ao Senhor por nos ter dado Bento XVI, há quem chegou ao Vaticano em espírito de peregrinação: todos em um dia, das cidades italianas e do mundo inteiro, só para dizer obrigado a Joseph Ratzinger. E há também os que querem pedir perdão ao Papa Emérito por não ter compreendido completamente sua mensagem quando ele era Pontífice, uma mensagem posteriormente redescoberta através de seus escritos. Certamente – este é o pensamento comum – que o magistério continuará a ensinar muito, mesmo agora que Bento XVI voltou à casa do Pai.

Fonte: Vatican News