Assembleia Arquidiocesana de Pastoral trabalha sinodalidade e missão

Nos dias 12 e 13 de novembro a Arquidiocese da Paraíba realizou sua Assembleia Pastoral . Padres, diáconos, religiosos e representantes das foranias, pastorais, serviços e Comunidades Novas debateram a respeito do tema  “Sinodalidade: comunhão, participação e Missão”. A assembleia aconteceu no Seminário Arquidiocesano e teve como assessor  o Diácono Sérgio Sezino, da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Nos trabalhos da Assembleia, as foranias se reuniram para uma avaliação da caminhada missionária e propor novas ações e apontar caminhos. Para Dom Manoel Delson, o momento fortalece a Igreja e promove a comunhão. “É sempre importante avaliar, ver os passos dados e pensar juntos como melhorar a vida missionária de nossas Paróquias. Ser batizado é ser missionário e ser Igreja é caminhar juntos”, diz o Arcebispo.

Diácono Sérgio

O Diácono Sérgio fez apontamentos acerca da sinodalidade na Igreja. “Igreja sinodal é aquela que escuta cada um e cada uma, pois todos, através do Espírito, tem algo a dizer. Para este caminho proposto pelo Papa Francisco, temos que nos livrar de certos vícios, certas posturas, do clericalismo e nos abrirmos à conversão pessoal e pastoral”.

ANO MISSIONÁRIO

Seguindo o itinerário proposto no Plano Pastoral Arquidiocesano (2019-2022), o ano de 2022 será o Ano da Missão. A solenidade de abertura será no dia 8 de fevereiro e os detalhes serão comunicados em breve. Foi decidido na Assembleia que Foranias e Paróquias devem elaborar e propor atividades que fomentem o espírito missionário na Igreja, além de realizar eventos e ações missionárias.

Dom Manoel Delson