32º Curso dos Bispos: Novas comunidades exercem papel valioso na evangelização

Dando continuidade ao 32º Curso anual dos Bispos do Brasil, ontem, 25, festa da Conversão de São Paulo, os bispos iniciaram o dia com a Santa Missa, presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Destacando a figura de São Paulo como o grande evangelizador que se abriu para a graça de Cristo, o Cardeal Farrell convidou todos a imitar o exemplo do Apóstolo das gentes na disponibilidade e abertura de coração na obra da difusão da mensagem de Cristo.

Em seguida, os estudos prosseguem com uma conferência do Abade Emérito D. Roberto Lopes OSB, Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedade de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Em sua conferência, intitulada “Movimentos e novas comunidades: panorama de um fenômeno”, D. Roberto traça um panorama histórico do surgimento das novas comunidades no contexto pós-Vaticano II, buscando também referências na experiência da Igreja em sua caminhada de dois mil anos. “Os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades – explica D. Roberto – encontram seu significado mais profundo a partir de uma experiência, de um encontro extraordinário e misterioso com o evento Cristão. Deus se manifesta na história, tornando-a, portanto, história de salvação, deixando-se experimentar por homens e mulheres que, por sua vez, sentem esse divino encontro. Tais relatos podem ser verificados a partir dos tempos apostólicos, passando pelas diversas etapas da vida da Igreja até os nossos dias.”

O Abade Emérito destaca também que as novas comunidades apresentam uma grande capacidade de assimilar o espírito trazido pelo Concílio Vaticano II, seja na espiritualidade, na formação, no apostolado ou na promoção das vocações e no incremento do testemunho cristão na sociedade. Dessa forma, conclui D. Roberto, “muitas comunidades novas exercem um significativo papel valioso na evangelização do nosso Brasil e no mundo.”

Dom Manoel Delson Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Bispos da Igreja do Brasil.

Também na manhã de ontem os bispos participam da conferência “As novas comunidades eclesiais: sua colaboração na Igreja e no Direito”, apresentada pelo Pe. Luís Navarro, reitor da Pontifícia Università dela Santa Croce, em Roma. Na parte da tarde, os bispos participantes do curso farão uma visita ao trabalho de evangelização de uma nova comunidade em um shopping center na zona norte do Rio de Janeiro, e depois celebrarão Vésperas no Cristo Redentor.

Com informações Arquidiocese de São Sebastião do Rio de janeiro