Visita à Europa: Dom Delson e Presidência do Regional Nordeste 2 Fortalecem Parcerias em Encontro com Organizações Católicas

Presidência do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), juntamente com Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba e bispo referencial da Cáritas Regional NE2, continuam sua visita à Europa com uma série de encontros importantes com organizações católicas que apoiam projetos no Brasil. Após reuniões produtivas com a Cáritas Alemã e a Fundación MAPFRE, a comitiva seguiu para novas articulações nos dias seguintes.

Um dos destaques da viagem foi a visita à Misereor, organização de desenvolvimento da Igreja Católica na Alemanha, que tem atuado fortemente em apoio a causas sociais no Brasil, especialmente na promoção da justiça social e combate à pobreza. O encontro proporcionou um espaço de diálogo e planejamento para a continuidade de projetos que atendem as populações mais vulneráveis do Nordeste brasileiro.

Aproveitando a proximidade geográfica, a comitiva também passou pela Holanda e Bélgica, realizando um encontro que reuniu representantes dos três países. Essas reuniões foram estratégicas para fortalecer os laços entre as organizações católicas europeias e as dioceses do Regional Nordeste 2, consolidando o apoio internacional para os projetos desenvolvidos no Brasil.

No itinerário de hoje, Dom Delson e os demais membros da presidência do Regional NE2 seguem para visitar a organização católica Adveniat e a Arquidiocese de Colônia, na Alemanha. A Adveniat é conhecida por seu trabalho de apoio às igrejas da América Latina, com foco no desenvolvimento integral das comunidades, especialmente nas áreas de educação, saúde e promoção dos direitos humanos. A visita à Arquidiocese de Colônia é um momento importante de partilha e fortalecimento dos laços entre as igrejas europeias e a Igreja no Brasil.

A comitiva é composta por Dom Antônio, bispo da Diocese de Petrolina e vice-presidente da CNBB NE2; Dom José Luiz, bispo da Diocese de Pesqueira e secretário do regional; Dom Delson, arcebispo da Paraíba; e Neilda Pereira, secretária executiva da CNBB NE2. A agenda seguirá até o dia 14 de setembro, com a missão de reforçar parcerias e buscar novos apoios para iniciativas que impactam positivamente a vida de milhares de brasileiros.

Essa visita à Europa reafirma o compromisso do Regional Nordeste 2 em continuar construindo pontes com organizações internacionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a justiça social no Nordeste, contando com o apoio solidário de parceiros que compartilham os mesmos valores e objetivos de transformação social.