Tem início o Congresso Bíblico Pastoral

Com o tema “Igreja: casa da Palavra e da Missão”, o Congresso Bíblico Pastoral, promovido pela Arquidiocese da Paraíba, reuniu mais de 300 participantes. O evento, que celebra o encerramento do Ano da Palavra, vivido na Arquidiocese dentro do seu Plano Pastoral, acontece nestes dias 30 e 31 de outubro, no colégio Lourdinas.

Dom Manoel Delson

O Arcebispo, Dom Manoel Delson, comemorou o reencontro com os agentes pastorais. “Que alegria sinto no coração ao encontrar todos vocês aqui! Estávamos sentindo falta desses momentos!”, exclamou. Reafirmando as Diretrizes Gerais da CNBB, que têm a Palavra como um dos pilares fundamentais, o Arcebispo enfatizou a importância da realização do Congresso. “Estamos vivendo o Ano da Palavra procurando colocar no centro das nossas vidas e das nossas ações pastorais a Palavra de Deus. Quando nos confrontamos com o ensinamento divino, a nossa existência se engrandece e se fortalece. Sabemos que nossa vida e missão têm como base a Palavra de Deus e toda nossa ação pastoral se ilumina e se fundamenta nas Sagradas Escrituras”.

O Congresso Bíblico é realizado pelo Setor Bíblico Catequética e Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. “O objetivo maior deste evento é estimular o estudo bíblico e fomentar a reestruturação e fortalecimento dos círculos bíblicos, e ações da mesma natureza, nas Paróquias e comunidades. Bem como promover mesmo a formação para nossos catequistas e demais agentes de pastoral”, afirma Pe. Marcílio Carneiro, coordenador do Setor Bíblico Catequético.

Diácono Vanderlan

O primeiro dia do evento contou com palestras do Diácono Vanderlan Paulo, da Arquidiocese da Paraíba; e da Irmã Aíla Pinheiro, da Arquidiocese de Fortaleza. O Diácono apresentou o tema central do evento e a religiosa abordou duas temáticas: “A sensibilidade de Jesus frente ao sofrimento humano” e “O Evangelho segundo Marcos”. As palestras estão disponíveis no canal da Arquidiocese no Youtube. “Eu vim trazer um pouco do meu conhecimento falando a linguagem do nosso povo, dos agentes pastorais. A Bíblia é acessível, é rica e é possível a gente ler, compreender e assimilar o que Deus quer nos falar através dos livros que ela traz”, explica a Ir. Aíla.

Ir. Aíla Pinheiro

O Congresso Bíblico Pastoral continua neste domingo, dia 31 com palestras do Pe. Eltom, da Arquidiocese de Olinda e Recife. O sacerdote trará uma abordagem bíblica a partir do livro dos Atos dos Apóstolos. É possível acompanhar as palestras a no canal da Arquidiocese no Youtube.

CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA: