Reuniões do C9 de abril começam no Vaticano com presença do Papa

A reunião do mês de abril do Conselho de Cardeais, o chamado C9, começou nesta segunda-feira, 15 de abril, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco. A notícia foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os trabalhos de fevereiro

A última sessão de trabalhos foi realizada de 5 a 7 de fevereiro e contou com a participação de três mulheres que ofereceram sua contribuição sobre o tema do papel da mulher na Igreja: Ir. Linda Pocher, Filha de Maria Auxiliadora e professora de Cristologia e Mariologia na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, de Roma; Giuliva Di Berardino, consagrada da Ordo Virginum da diocese de Verona, professora e diretora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais; e Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra e subsecretária-geral da Comunhão Anglicana.  Nos encontros de fevereiro entre os cardeais, o Papa e o secretário do Conselho, também foram analisados os caminhos sinodais em andamento na Igreja e o tema da evangelização, com relatórios do cardeal Luis Antonio Tagle e do arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização.

O “novo” C9

O Conselho de Cardeais, após a renovação do organismo pelo Papa em 7 de março de 2023, é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima. A primeira reunião do novo C9 ocorreu em 24 de abril de 2023.

A instituição do Conselho de Cardeais

O Conselho foi estabelecido pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de ajudá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana – esse último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 foi realizada em 1º de outubro de 2013.

Vatican Nesw