Relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus chegam à Arquidiocese da Paraíba para peregrinação histórica

por Roberval Borba

No próximo dia 8 de maio, a Arquidiocese da Paraíba se prepara para receber um tesouro espiritual de valor inestimável: as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus. As relíquias, que compreendem o fêmur e os ossos do pé da santa, serão hospedadas no Carmelo Santa Maria Mãe de Deus, situado na cidade do Conde, no litoral paraibano. Este evento marca o início de uma peregrinação que durará até o dia 12 de maio, quando as relíquias serão enviadas para o vizinho estado de Pernambuco.

A chegada das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus é um momento de profunda significância para a comunidade católica local e para os devotos da santa em todo o país. As relíquias, que chegaram ao Brasil em 13 de janeiro, permanecerão em solo paraibano até o dia 12 de maio, proporcionando aos fiéis a oportunidade única de venerar e se conectar espiritualmente com a vida e a obra dessa venerável santa.

Desde o ano de 1997, ano do centenário da morte de Santa Terezinha, as relíquias têm percorrido o mundo, levando consigo a mensagem de amor, bondade e devoção que caracterizaram a vida da santa. Mais de 70 países já receberam um relicário contendo uma parte do corpo da santa, testemunhando assim a universalidade do seu legado e a devoção que ela inspira em pessoas de todas as culturas e origens.

Santa Terezinha do Menino Jesus, também conhecida como Santa Teresinha de Lisieux, foi uma figura notável na história da Igreja Católica. Apesar de sua breve vida, vivida no século XIX na França, ela deixou um impacto duradouro por meio de sua espiritualidade simples e profunda, conhecida como a “pequena via”. Sua vida e escritos continuam a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo, lembrando-as do amor e da misericórdia infinitos de Deus.

A peregrinação das relíquias de Santa Terezinha pela Paraíba representa uma oportunidade única para os fiéis renovarem sua devoção à santa e encontrarem inspiração em sua vida de fé e serviço. Durante os dias em que as relíquias estiverem no Carmelo Santa Maria Mãe de Deus, os devotos terão a chance de participar de celebrações especiais, momentos de oração e reflexão, além de poderem venerar as relíquias da santa.

O Carmelo Santa Maria Mãe de Deus, que receberá as relíquias de Santa Terezinha, é um local de profundo significado espiritual para a comunidade católica local. O convento carmelita, situado na cidade do Conde, é um espaço de oração e contemplação, onde as irmãs carmelitas vivem sua vocação religiosa dedicadas à oração e ao serviço.

Junte-se a nós na campanha em prol do Carmelo Santa Maria Mãe de Deus e do evento da peregrinação das relíquias de Santa Terezinha! Com o seu apoio através do PIX: 02.229.874/0001-40, você estará ajudando a preservar este lugar sagrado e a tornar possível a celebração deste momento especial. Para mais informações, entre em contato pelo número (83) 99873-5855.

A peregrinação na Arquidiocese da Paraíba começa no Carmelo e passa pela Catedral Basílica, Seminário arquidiocesano, várias paróquias e comunidades católica, confira a programação:

Dia 8 de maio

8h: Recepção das Relíquias no Carmelo Santa Maria Mãe de Deus
10h: Santa Missa seguida da Veneração das Relíquias até o fim do dia

Dia 9 de maio

Veneração das Relíquias durante todo o dia no Carelo

Dia 10 de maio

8h – Santa Missa
9h – Peregrinação para a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves
14h – Peregrinação para o Seminário Arquidiocesano com passagem pela paróquia Santa Teresinha (Roger)
17h – Peregrinação para o Convento S. Alberto de Sicília (Goiana/PE)

Dia 11 de maio

05h – Saída de Goiana/PE
6h30 – Santa Missa no Carmelo
7h30 -Peregrinação para a Comunidade Consolação Misericordiosa
9h30 – Casa da Paz
12h – Casa de Evangelização Mons. Catão
14h – Nova Berith
15h30 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conde/PB)
17h – Missão És fiel

Dia 12 de maio

6h30 – Santa Missa de despidida no Carmelo Santa Maria Mae de Deus
8h – Saída para o Carmelo Imaculada Conceição – Camaragibe/PE

Para os devotos e fiéis, a chegada das relíquias de Santa Terezinha é um momento de grande jubilo e expectativa, representando uma oportunidade única de vivenciar de perto a espiritualidade e a presença dessa santa tão querida. Que esta peregrinação seja um tempo de graça e bênção para todos aqueles que participarem, renovando a fé e fortalecendo os laços de devoção a Santa Terezinha do Menino Jesus.