Procissão do Encontro marca início da Semana Santa na Arquidiocese da Paraíba

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a Arquidiocese da Paraíba dá início às celebrações da Semana Santa com a realização da tradicional Missa seguida da Procissão do Encontro, um evento emblemático que reúne fiéis e marca o início solene das atividades pascais. A Missa acontece na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, às 15h, e será presidido pelo Arcebispo Dom Manoel Delson.

A procissão tem início às 16h, quando a imagem de Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja da Misericórdia seguindo pela Rua Duque de Caxias, Rua Vigário Salen, Av. General Osório, Praça João Pessoa, Avenida Visconde de Pelotas. E a imagem de Nossa Senhora Das Dores sai em procissão da lgreja de Nossa Senhora do Carmo e segue pela Rua Visconde de Pelotas, Praça 1817, Rua Rodrigues de Aquino e Praça João Pessoa, retornando à lgreja de Nossa Senhora do Carmo.

A Procissão do Encontro, seguindo uma antiga tradição, tem início após a celebração da Missa, quando a imagem do Senhor dos Passos é conduzida pelas ruas da cidade de João Pessoa, cumprindo os 7 passos de Nosso Senhor rumo ao calvário. Estes 7 passos evocam a antiga via sacra, originalmente composta por 7 estações, antes de ser ampliada para as 15 estações meditadas atualmente. A Procissão dos Passos mantém viva essa tradição milenar, oferecendo aos fiéis um momento de reflexão e devoção durante a Semana Santa.

O percurso da Procissão dos Passos leva a imagem do Senhor dos Passos pelo centro histórico até a frente do Tribunal de Justiça, onde ocorre o emocionante encontro entre a imagem do Senhor dos Passos e a imagem da Virgem da Soledade, ou Nossa Senhora das Dores. Neste momento, Dom Delson falará a todos, proporcionando aos presentes uma oportunidade única de contemplação e reflexão sobre os mistérios da paixão de Cristo.

A Procissão do Encontro representa não apenas um evento religioso, mas também um momento de profunda conexão espiritual para os fiéis, que se unem em oração e devoção para vivenciar os ensinamentos e sacrifícios de Jesus Cristo. É uma oportunidade para os católicos renovarem sua fé e se prepararem espiritualmente para as celebrações que marcam a Páscoa, o ápice do calendário litúrgico cristão.

Todos os fiéis e interessados estão convidados a participar desse momento significativo da fé católica na Arquidiocese da Paraíba. A Procissão do Encontro não apenas abre as atividades da Semana Santa, mas também oferece uma oportunidade única de vivenciar a espiritualidade e a devoção característica deste período litúrgico tão importante para os cristãos.

Roberval Borba