“Laudato Si” CEFEC leva jovens para apresentações na Europa

O Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), é uma instituição sediada na cidade de Santa Rita, no bairro de Marcos Moura, que trabalha com projetos sociais há 16 anos, leva jovens a fazer uma turnê pelo Brasil e Europa. Baseado na Encíclica “Laudato Si”, que fala sobre o cuidado com a Casa Comum e a importância de uma ecologia integral, o espetáculo “O Espaço da Vida na Terra”, que demorou dois anos para ser montado pelo educador social, diretor, coreógrafo, teatrólogo, poeta e roteirista Rodrigo Baima, com expressões de dança, música e teatro, pretende sensibilizar os espectadores para o respeito com o planeta, “nossa Casa Comum”, mostrando o cuidado que devemos ter com a ecologia integral, a qual abrange o ambiental, o social, o político, o cultural, o cotidiano e o espiritual.
“Esse espetáculo teve um fundamento de pesquisa, de imersão. Eu tive que ir para a Amazônia diversas vezes para poder entender como é que os povos originários cuidam da Casa Comum, da ecologia integral. Também tive que viajar aqui no Nordeste para alguns quilombos para entender melhor como essas comunidades cuidam e preservam o meio ambiente”, explanou Rodrigo Baima.

O instituto CEFEC foi fundado há 16 anos pelas Irmãs da Providência, e surgiu a partir da necessidade de dar uma resposta contra a violência, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil, entre outros fatores contra os princípios humanos e tem por finalidade a Promoção e Defesa da vida. Atuando junto a pessoas da periferia em condição de vulnerabilidade social, promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e profissionais. Ao longo desses anos, mais de 15 mil pessoas já foram atendidas pela entidade. Hoje, mais de 700 crianças, adolescentes e jovens são assistidos. Em uma das suas falas, Rodrigo Baima, que está no CEFEC desde muito jovem diz da alegria de ver as vitórias de suas lutas por meio da instituição: “No nosso meio, nós percebemos e sentimos quantos jovens se perdem por conta do mundo da criminalidade, infelizmente, por não terem uma proteção digna. Mas, aí os projetos sociais vêm, sim, para salvar vidas. E nesses 16 anos, muitas vidas foram salvas através do trabalho que essas missionárias irmãs da Providência vêm elaborando e se aproximando da garotada”.

O diretor Rodrigo Baima explicou que, quando foi convidado a ler a Encíclica, foi desafiado a fazer uma leitura artística e a elaborar o espetáculo: “Através da Encíclica ‘Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco, nós fomos convidados a construir um espetáculo, onde estou como responsável, onde apresenta o cuidado à Casa Comum, a dar uma importância maior à ecologia integral”. Ele fala, também, do que deu sentido ao espetáculo: “A perigosa situação da Amazônia e suas populações indígenas é uma das frentes que o espetáculo destaca logo no primeiro ato. O segundo ato destaca, os ribeirinhos, quilombolas, pescadores e outros”, disse.

A partir do dia 28 de abril, “O Espaço da Vida na Terra” passa a rodar o mundo, com um elenco de 20 pessoas, começando por Guaratinguetá (SP) e terminando em Montebelluna (Itália), passando por uma apresentação no Santuário Nacional de Aparecida, chegando até Roma, em uma apresentação especial para o Papa Francisco.

Do espetáculo, surgiu o filme documentário “Amazon, The Space of life” que teve suas primeiras cenas gravadas em Marcos Moura (Santa Rita PB) e na Amazônia (AM). A segunda parte, será gravada durante a turnê do espetáculo, que percorrerá cidades do Norte e Sul da Itália e no festival de Cannes na França, em uma coprodução entre Itália, Brasil, França, Alemã e Irã. Com direção de Lia Beltrami e produzido pela Aurora Vision. O filme que será lançado em algumas plataformas on line em dezembro deste ano.

Roberval Borba