Pastoral da Criança celebra 35 anos de atuação na Paraíba

Em outubro de 1987, a doutora Zilda Arns realizou, em João Pessoa, a primeira capacitação com voluntários que dariam início à missão da Pastoral da Criança na Paraíba. Foram enviados para este momento, 5 pessoas de cada diocese da Província, plantando a semente que gerou uma linda ação missionária de ininterrupta ação no Estado.

Neste sábado, dia 24 de setembro, centenas de líderes se reuniram em João Pessoa, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, para celebrar este marco. Um dia inteiro de celebração, formação e comemoração com a presença das dioceses de Campina Grande, Guarabira e Arquidiocese da Paraíba. As diocese de Patos e Cajazeiras já haviam celebrado os 35 anos em um outro evento, na cidade de Patos, no último dia 17.

O evento contou com a presença de Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, que presidiu a celebração concelebrada por padres das dioceses presentes. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar, e a coordenadora estadual, Ir. Irma, também estiveram presentes. “Este é um momento de muita gratidão aos nossos bispos, nossos padres que apoiam a Pastoral da Criança e especialmente aos nossos líderes, que fazem a missão acontecer nas paróquias, nas comunidades, levando nossa missão aos quarto cantos deste Estado”, comentou Ir. Veneranda, que faz parte da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha.

Na Paraíba, a Pastoral da Criança atende atualmente 15.679 crianças e suas famílias contando com um contingente de 1.500 missionários. Eles promovem momentos de acompanhamento familiar, celebração da vida, promovendo o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos. A Pastoral da Criança leva orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.