Participantes do IV COMINSE fazem experiência missionária na arquidiocese

Durante o sábado (16), os mais de 300 participantes do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (4COMINSE) viveram uma experiência missionária em comunidades da Arquidiocese da Paraíba. O dia foi dedicado a visitas nas famílias, encontros nas paróquias, bênção aos doentes em hospitais e aos idosos em casas de acolhida.

Os missionários estiveram nas comunidades urbanas e rurais de João Pessoa e cidades vizinhas. As experiências foram realizadas nas cidades de Conde, Mananguape, Bayeux, Cruz do Espírito Santo e em João Pessoa nos bairros Varadouro, Centro, Nova Mangabeira, Mandacarú, Colinas do Sul, Castelo Branco. além do Lar de Idosos ASPAN e do Hospital Padre Zé.

Padre Marcelo Monte, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, e capelão do Hospital Padre Zé, instituição mantida pela Arquidiocese da Paraíba, fala sobre a presença dos seminaristas na realidade local. “A chegada dos seminaristas desperta em toda a Paróquia, mas sobretudo nas comunidades mais carentes, essa necessidade do ardor missionário, essa animação missionária que está diretamente ligada ao batizado. A presença destes seminaristas é um aceno que a vida missionaria é um imperativo, é uma necessidade para a vida da Igreja”, lembrou o pároco.

O seminarista Arlys Assunção, da Diocese de Nazaré (PE), realizou a visita aos doentes do hospital. “A oportunidade de estarmos com os enfermos, nos recorda a missão de Cristo em confortar os aflitos e encontrar os doentes. Sentir isto na prática, junto aos familiares que também sofrem nestes momentos de angústia, me ajuda a conscientizar o papel da igreja de Cristo, que vai a todos os lugares e acalma os corações. Termino este dia com o coração alegre por ter participado deste momento tão rico, onde Deus nos apresenta tantos sinais”, destacou o missionário.

Vindo da Arquidiocese de Vitória (ES), o seminarista Wellinton Cordeiro de Paula viveu a experiência missionária na paróquia Santo Inácio de Loyola, em Mandacaru, bairro de periferia de João Pessoa. “Hoje fomos destinados a uma experiência missionária, foi um momento de colocarmos em prática um pouco do que foi vivenciado nessa semana de congresso. Essa pequena missão foi muito boa, visitamos um povo que se encontra numa vulnerabilidade social, muito sedento de Deus e com um hospitalidade enorme, ouvimos cada testemunho de vida, de fé e superação que edifica ainda mais o nosso processo vocacional”, lembrou o seminarista.

No centro urbano da cidade, seminaristas visitaram os moradores do residencial Santa Rita, edifício onde residem muitos idosos que tem dificuldades para se deslocar até a igreja local. O hall do prédio se tornou um espaço de oração e realização de missas.
A experiência missionária também foi realizada nas paróquias com realidades mais distantes do centro da cidade. Os seminaristas colaboraram com encontros para crianças e jovens, visitaram famílias e ao final do dia celebraram a Eucaristia nas comunidades.

Fonte: Comunicação do IV COMINSE