Missa para todos: rádio, TV e Libras promovendo a inclusão

Com a impossibilidade de estar presencialmente nas igrejas, os fieis católicos acompanham as celebrações através das transmissões realizadas pelas equipes de Pastoral da Comunicação. Porém, existe uma parcela muito grande da população que não tem acesso à internet e a Igreja também precisa chegar a ela e, neste cenário, entram o rádio e a TV aberta. Para a comunidade surda, intérprete de Libras entra em cena nas transmissões da Paróquia localizada em Cabedelo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Paraíba cerca de 30% da população não tem acesso à internet em casa. Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada em 2020. Para estas pessoas, a Rádio Consolação FM transmite as celebrações presididas pelo Arcebispo, além de outras celebrações, momentos de oração e toda uma programação católica todos os dias da semana, 24h no ar. A rádio pode ser sintonizada na frequência 107.7 em João Pessoa e 92.3 em Mamanguape. A TV Arapuan, afiliada da RedeTV!, transmite as celebrações direto do Santuário Mãe Rainha (Bessa), nas quintas e domingos. Além disso, TVs Católicas nacionais, como TV Pai Eterno, TV Aparecida, Canção Nova e Rede Vida têm retransmissão no Estado.

“Os meios de comunicação são grandes aliados da missão evangelizadora da Igreja. Queremos chegar a todos e que as pessoas que queiram, possam nos encontrar. Então só a internet não resolve, temos que pensar naquela camada da população que sofre as consequências da desigualdade social. E, claro, o templo físico, que será sempre a casa aberta. A pandemia impôs restrições necessárias e dolorosas, mas é possível ir à igreja rezar, buscar auxílio espiritual”, explica Dom Manoel Delson.

ACESSIBILIDADE

Para a comunidade surda, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Cabedelo disponibiliza intérpretes de Libras para as transmissões. Os intérpretes, que fazem parte da Pastoral do Surdo, auxiliam os fieis que estão presencialmente nas celebrações (quando possível, seguindo os decretos) e também aos que assistem pelos canais da paróquia.

Canal da Paróquia no Youtube

Perfil da Paróquia no instagram

Conheça a missão da Pastoral do Surdo na Arquidiocese: