Mais dois diáconos ordenados na Arquidiocese da Paraíba

O último dia 08 de maio foi de festa na Arquidiocese da Paraíba e também na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Jacaraú (PB), onde foram ordenados os novos diáconos, Bruno Eufrásio de Oliveira Melo e Leandro Lucas de Lima.

Para a paroquiana Valdineuza Santos, que também faz parte da Pastoral da Comunicação, este foi um muito marcante: “Um momento de muita emoção para nós paroquianos; nossa paróquia abriu as portas para acolher inúmeros padres, diáconos, seminaristas, religiosos, vocacionados e vocacionadas e todos os fiéis, povo de Deus, que se uniram para elevar suas orações e preces, em um dia tão especial marcado pela ordenação diaconal de nossos irmãos, Leandro Lima e Bruno Eufrásio”.
O olhar que transbordava alegria e emoção, marcaram a procissão de entrada, a igreja de pé, ambos acompanhados por seus familiares, deu-se assim início a esta celebração.
“Dar a vida é o maior serviço que podemos realizar, diaconia é serviço à comunidade dos discípulos, é serviço que consiste em dar a vida”, foram as palavras do nosso arcebispo em sua homilia.
Por nossos irmãos, diáconos Leandro Lima e Bruno Eufrásio, rogamos a Deus por suas vidas e ministério e pedimos pela intercessão de nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que sejam ambos conduzidos em uma caminhada de muitos frutos para o reino de Deus”.

Se para “Val” o dia foi marcante, veja o que disse o novo diácono Leandro Lima sobre sua caminhada até o momento da ordenação: “Durante todo o tempo do processo formativo do Seminário, nós somos conscientizados de que, pouco a pouco, devemos nos deixar configurar a Cristo. No dia 08 de maio, fui ordenado diácono pela imposição das mãos e Prece de Ordenação de nosso arcebispo, Dom Delson, servo maior da Igreja Particular da Arquidiocese da Paraíba. Pela ordenação Diaconal, fui configurado à imagem do Cristo Servo, que sempre atento aos mais necessitados e carentes do Povo de Deus.
Como Ministro Ordenado, no grau do diaconato, sou chamado a servir a todos e à Liturgia; administrarei o sacramento do batismo, assistirei e abençoarei o sacramento do Matrimônio; levarei o viático como conforto aos que estão nos últimos instantes de vida e oficiarei as exéquias como sinal de esperança e fé em na ressurreição que vem de Cristo.
Algo muito tocante na celebração, além da imposição das mãos e prece de ordenação, mediante a qual fui de fato ordenado lícita e validamente, é a entrega do evangelho com a seguinte exortação em forma de prece orante, dita pelo bispo: ‘Recebe o Evangelho do Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares. Rogo a Deus o seu auxílio necessário para que o Ministério a mim confiado seja fecundo e cheio de alegrias. Que a Bem-aventurada Mãe de Deus, Maria Imaculada, interceda junto ao seu Filho, para que, seguindo o seu exemplo, possa conduzir todos os homens ao Reino de Deus”.

Bruno Eufrásio é só agradecimento: “Nossa ordenação diaconal foi marcada pela providência de Deus a quem consagramos nossas vidas como ato de gratidão por Seu imenso amor! Magnificat anima mea Dominum! (Lc 1,46) Seguindo o exemplo da Virgem Maria, quero louvar a Deus e agradecer a Arquidiocese da Paraíba na pessoa do nosso Exmo. Rev. Arcebispo, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, que concedeu nossa ordenação de diáconos transitórios. Também agradeço o apoio do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição na pessoa do reitor padre Luiz Carlos Machado de Souza Filho; do nosso clero nas pessoas dos padres Antônio Monteiro e José de Anchieta e nas pessoas dos diáconos José Costa e Jaime Gomes; das prefeituras de Jacaraú, Pedro Régis e Curral de Cima nas pessoas dos prefeitos Elias, Michele e Totó, respectivamente; e dos paroquianos de Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Sapé, Pedras de Fogo e João Pessoa. Que Deus abençoe a todos e nos conduza ao Seu convívio!” Disse o novo diácono.

No próximo dia 23 de maio ainda teremos mais três ordenações diaconais, os seminaristas, Fábio Ventura da Silva, Pedro Henrique Sousa da Luz e Thiago Jonas Brito de Carvalho, serão ordenados na Paróquia Divino Espírito Santo, às 19h, no município de Cruz do Espírito Santo (PB)

Informações, Valdineuza Santos, Bruno Eufrásio e Leandro de Lima.