Jornada Mundial da Juventude 2023: Jovens Missionários da Arquidiocese da Paraíba vivem momento histórico em Lisboa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 está em pleno andamento em Lisboa, Portugal, e os jovens missionários da Arquidiocese da Paraíba estão vivendo um momento ímpar de fé, comunhão e reflexão em meio a esse grande evento da nossa Igreja.

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), a JMJ 2023 atraiu milhões de jovens de diferentes partes do mundo para a capital portuguesa. O evento, que é organizado a cada três anos, promove encontros, palestras, orações, eucaristias e momentos de partilha, buscando fortalecer os laços de fraternidade e o compromisso com os valores cristãos.

A Arquidiocese da Paraíba tem uma representativa delegação de jovens, seminaristas e padres, religiosos, religiosas, na JMJ 2023, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e compartilhar experiências enriquecedoras em sua jornada de fé. A delegação paraibana desembarcou em Lisboa com entusiasmo e expectativa, sabendo que a JMJ é uma oportunidade singular de se conectar com pessoas de todas as partes do mundo, intercambiar culturas e, sobretudo, reafirmar sua fé e compromisso cristão.

Desde o início da Jornada, a comitiva da Arquidiocese da Paraíba tem participado ativamente de diversas atividades que compõem o inicio da programação intensa e inspiradora da JMJ 2023. Um dos momentos mais emocionantes foi a chegada do Papa Francisco, que aconteceu hoje, cercado de peregrinos de todas as partes do mundo. A presença de Francisco encoraja e fortalece, sem palavas, só com gestos de um tchauzinho da janela do carro evangeliza.

A experiência de participar da JMJ 2023 em Lisboa proporciona aos missionários da Paraíba uma jornada enriquecedora não apenas espiritualmente, mas também culturalmente. Com a oportunidade de conhecerem pessoas de diferentes nacionalidades e compartilharem suas tradições e vivências, eles se vêem imersos em um ambiente de respeito mútuo e aprendizado constante. A troca de experiências durante a Jornada Mundial da Juventude reforça a importância do diálogo intercultural e da união entre os povos, reafirmando a mensagem central da JMJ de construir um mundo mais tolerante e acolhedor.

O Seminarista Richard Marcelo, consagrado da Comunidade Católica Nova Berith, partilhou conosco como é viver esses primeiros momentos na JMJ “Essa é a minha quarta jornada e estar numa JMJ é motivo de renovar a fé, de renovar meu compromisso com a Igreja e de renovar meu compromisso de ser missionário, de anunciar o amor e a misericórdia de Deus.

Estar numa JMJ é estar em unidade com toda a igreja mundial, é perceber a beleza da Igreja na sua diversidade e, nessa diversidade, contemplar a unidade, a comunhão. Estar com jovens, religiosos, padres, bispos, famílias do mundo inteiro mas unidos por uma só fé, por um só batismo, por adesão a Cristo vivo e ressuscitado.

Então, essa graça de pertencer a esse corpo místico e de perceber que a Igreja é e continuará sendo essa obra de Deus no mundo. Estar aqui é perceber também a beleza da providência divina, pois até aqui Ele me ajudou, diante da graça e das dificuldades; Ele novamente cumpriu a sua promessa na minha vida, pois a jornada também é motivo muito forte de renovar minha vocação pessoal específica e, mais uma vez assim, deixar que a graça de Deus renove o meu Sim, renove o meu entusiasmo, minha vontade de, mais uma vez dizer Sim à minha vocação, agora como seminarista e também como consagrado de continuar sendo sorriso de Deus para o mundo que é o meu carisma.

Então, a JMJ me proporciona tudo isso, todas essas graças e incentivo muito os jovens de buscar viver essa experiência, de se lançar na providência divina e ter coragem de se lançar nessa novidade e permitir que Deus também tudo providencie, tudo guie para estarmos aqui, para estarmos na próxima Jornada, porque vale a pena todo o sacrifício, vale a pena porque de fato é uma experiência única e muito bela.

E que essa JMJ venha renovar em nós essa disposição ao serviço, como tema central dessa JMJ, Maria que apressadamente foi visitar Isabel, anunciar a Isabel a vinda do seu Filho, Jesus Cristo, que possamos também nós sermos esses discípulos missionários dispostos e apressados a acolher, a amar, a perdoar, a dialogar; que possamos ser sinais vivos na misericórdia divina assim como Maria foi para Isabel e é para nós ainda hoje; que possamos, apressadamente e com alegria, anunciar Jesus Cristo.” Disse.

A Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade singular para os jovens católicos de fortalecerem sua fé, partilharem valores comuns e se tornarem verdadeiros protagonistas de uma sociedade mais fraterna e solidária. Com a esperança renovada e o desejo de serem agentes de mudança, os jovens missionários da Paraíba retornarão ao seu estado de origem, levando consigo a experiência única de terem vivenciado esse grande momento da nossa Igreja.

Roberval Borba