Jornada Mundial da Juventude 2023 destaca a Palestra da Economia de Francisco por jovens da comunidade Nova Berith da Arquidiocese da Paraíba

Na tarde de ontem, durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada na bela cidade de Lisboa Portugal, um evento singular chamou a atenção de peregrinos de todo o mundo. Trata-se da palestra “Economia de Francisco”, conduzida por jovens representantes da comunidade Nova Berith da Arquidiocese da Paraíba.

A “Economia de Francisco” é uma proposta inspirada no legado de São Francisco de Assis, que busca trazer reflexões sobre uma economia mais justa, sustentável e solidária. A iniciativa busca resgatar valores fundamentais, como a preocupação com os mais vulneráveis, o cuidado com a natureza e a busca pelo bem comum, em contraposição aos padrões econômicos tradicionais centrados no lucro individual.

O evento aconteceu na Universidade Católica Portuguesa, na faculdade de Economia em Lisboa, e contou com a presença de jovens líderes da comunidade Nova Berith, que ganharam destaque pelo trabalho social desenvolvido em áreas carentes da região. Eles compartilharam suas experiências e apresentaram projetos concretos que colocam em prática os princípios da “Economia de Francisco”.

Diego Nunes, missionário em Porto, consagrado da Nova Berith, que faz parte da Comissão da Economia de Francisco em Portugal, fala um pouco sobre a participação ativa da Nova Berith, Comunidade Católica da Arquidiocese da Paraíba, na JMJ 2023. “A Nova Berith faz parte do movimento da Economia de Francisco Portugal, e a gente participa do movimento que acontece na cidade do Porto e na cidade de Lisboa.

Então, como é que tá funcionando? Aqui nas Jornadas existem várias programações. Existem as programações principais que são os encontros com o Papa, são as missas etc. E depois tem alguns tipos de programação como, por exemplo, a parte das confissões, o Campo da Graça etc. E tem um tipo de programação que chama o Festival da Juventude. Nesse Festival da Juventude existem muitas programações, programação de teatro, de dança, palestras, conferências. Dentro do Festival da Juventude, que acontece várias coisas, a Economia de Francisco Portugal e a Universidade Católica fizeram uma parceria para fazer a Casa da Economia de Francisco aqui na Católica durante a semana inteira das jornadas que acontecem da terça-feira, dia 1º de agosto, até o sábado.

Então, qual é a programação aqui na Casa da Economia de Francisco? Todas as tardes, de terça a sexta, nós teremos palestras com as temáticas da Economia de Francisco, como por exemplo Fraternidade Universal, Economia Bem Comum, Ecologia Integral e a Nova Berith está incluída dentro da programação da Economia de Francisco.

Especificamente no dia da Fraternidade Universal a Nova Berith fez uma apresentação ontem às duas e meia da tarde sobre a vida de São Francisco; Gabriel e Daiana que são os nossos dois missionários da África falaram sobre o projeto Bambarã, um projeto que nós dirigimos lá na África e partilharam aqui com os jovens do mundo inteiro. Na sexta-feira, o nosso missionário de Portugal vai falar sobre um livro chamado “A Economia Donut” que é um livro de um pesquisador inglês chamado Kate Raworth que sugere um novo modelo econômico para o século XXI, novas maneiras de pensar a economia no século XXI.

A participação da Nova Berith foi ontem, no dia da Fraternidade Universal, e na sexta-feira que é o dia da economia e bem comum sobre esses dois temas. Hoje pela manhã houve um encontro do Papa Francisco com os estudantes, foi só por convite e a Nova Berith vai está lá presente também com o grupo da Economia do Francisco” Disse.

Essa é a terceira jornada que a comunidade Nova Berith participa ativamente, no voluntariado. Na primeira, em Madri, com participação de um palco com um show musical. A segunda no Brasil, onde foram apresentadores, na palestra de Flaviane Montenegro, apresentadora oficial no palco principal. E esse ano, na Economia de Francisco.

Um dos destaques da palestra foi a abordagem sobre o impacto socioeconômico das ações locais. Os jovens líderes destacaram o papel das comunidades na construção de uma economia mais inclusiva, ao incentivar o empreendedorismo social, a valorização da cultura local e o fortalecimento da educação como ferramenta de transformação.

Ao final do evento, os participantes saíram inspirados e motivados a promover a “Economia de Francisco” em suas comunidades e países de origem. A palestra serviu como um convite à reflexão sobre o atual modelo econômico e a necessidade de repensar valores e práticas para a construção de um futuro mais solidário.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 continua com uma agenda repleta de atividades, entre celebrações religiosas, palestras, oficinas e eventos culturais, reforçando a mensagem de que a juventude tem um papel fundamental na construção de um mundo melhor e mais humano.

Roberval Borba