Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima Chega à Paraíba: Para Uma Grande Peregrinação

por Roberval Borba I 13/05/24

A imagem peregrina de Fátima, vinda do Santuário dedicada à santa em Portugal, chega amanhã, dia 14 de maio, na Arquidiocese da Paraíba, e fica até o dia 02 de junho em solo paraibano. A chegada está marcada para às 18h na Comunidade Casa da Paz, no bairro do José Américo em João Pessoa.

A Comunidade Casa da Paz, preparou um momento especial para a acolhida da imagem peregrina com uma procissão de velas e a oração do Angelus. Este momento solene não apenas fortalece os laços espirituais entre Portugal e o Brasil, mas também representa um símbolo de fé e esperança para os devotos locais.

A iniciativa da vinda da imagem é liderada pelo Movimento da Imaculada, servitas, uma organização com membros atuantes não só no Santuário em Fátima, mas também em diversas localidades, inclusive no Nordeste. Além disso, a Comunidade Casa da Paz, por meio do grupo Exército de Deus, tem a honra de zelar pela condução da imagem durante suas peregrinações.

Este evento faz parte da I Jornada Mariana do Nordeste (JMN), uma iniciativa promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas) em colaboração com a arquidiocese de Fortaleza, a arquidiocese da Paraíba e a própria Comunidade Casa da Paz. Desde sua chegada no dia 4 de maio, no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza, CE, a imagem começou a percorrer os nove estados do Nordeste, em uma jornada marcada por fé, devoção e comunhão espiritual.

A JMN, que celebra os 70 anos da primeira peregrinação no Brasil em 1954, tem como objetivo principal fortalecer a fé e promover a devoção mariana em toda a região nordestina. Percorrendo mais de 6.000 km e sendo anunciada por diversas cidades, dioceses, paróquias e meios de comunicação, esta jornada representa um momento único de união e espiritualidade para o povo nordestino.

Além da peregrinação da imagem, a arquidiocese da Paraíba também se destaca pela construção da réplica da Capela das Aparições, uma iniciativa única no Nordeste que estabelece uma conexão direta com o Santuário de Fátima em Portugal. O arcebispo metropolitano Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., assinou o documento de autorização para a construção desta capela na Comunidade Casa da Paz Maria de Nazaré. As obras já estão em andamento e a inauguração e benção estão marcadas para o dia 13 de outubro de 2024, um momento de grande significado espiritual para todos os devotos na região.

A chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Arquidiocese da Paraíba é mais do que um evento religioso; é um momento de união, fé e renovação espiritual para toda a comunidade católica do Nordeste brasileiro. Que a presença da Mãe de Deus inspire e guie todos os fiéis em sua jornada de amor e devoção.

Clique aqui e veja detalhes da programação da peregrinação.