Início ao episcopado de Dom Alcivan Tadeus como o terceiro bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

No dia 22 de fevereiro, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves tornou-se o cenário de uma apresentação memorável, marcada por emoção e celebração, na qual Dom Alcivan Tadeus foi oficialmente apresentado como o terceiro bispo auxiliar da arquidiocese da Paraíba. Sob a presidência de Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano, a celebração começou com uma recepção no Centro Cultural São Francisco, onde seminaristas, diáconos, padres, bispos, amigos e familiares saudaram Dom Alcivan com alegria e felicidade evidentes.

O ambiente festivo continuou com a procissão até a Basílica, onde, às 19h, teve início a Missa Solene de apresentação. A Catedral estava repleta em todos os seus espaços, era visível a emoção e alegria no rosto de cada um que estava ali; todo o clero e centenas de fiéis vieram de todas as partes do território arquidiocesano para dar as boas vindas ao terceiro bispo auxiliar da história da arquidiocese da Paraíba; uma multidão se reunia do lado de fora, participando da celebração através de dois telões.

A Missa começou com o Vigário-geral, Padre Luiz Júnior, lendo a Bula Papal que nomeou Dom Alcivan como bispo auxiliar, enquanto o chanceler Padre Luiz José anunciava a provisão que o tornava Vigário-geral da arquidiocese, agora ao lado de outro vigário-geral. Durante a homilia, Dom Delson compartilhou os detalhes do processo que levou à nomeação de Dom Alcivan, desde o pedido feito ao Núncio Apostólico até a rápida confirmação do Papa Francisco. “Fiz um pedido ao Núncio Apostólico na última assembleia dos Bispos, em abril do ano passado. Ele apoiou este pedido de um Bispo auxiliar. Dois dias depois, o Papa Francisco já havia confirmado. E então iniciou-se o processo de escolha dos candidatos a Bispo Auxiliar, que recaiu sobre Dom Alcivan. Somos muito gratos a Deus que nos deu esse grande presente, e somos gratos a Dom Alcivan que aceitou”.

Informações Biográficas

Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo.

Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997.

Dom Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012.

Na diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars; e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro: do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras; e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.

Em sua atuação pastoral, desempenhou as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nava (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).