Festa de Santo Antônio nas Paróquias da Arquidiocese da Paraíba

A arquidiocese da Paraíba celebra com grande fervor as festividades de Santo Antônio; são 6 paróquias dedicadas ao santo: três em João Pessoa, nos bairros: Geisel, Jardim Cidade Universitária e em Tambaú. E mais três nas cidades de Itatuba, Mata Redonda e Santa Rita, além de diversas comunidades por todo território arquidiocesano. Este evento anual atrai muitos fiéis que participaram de missas, procissões e festas culturais.

Santo Antônio: Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195, e faleceu em 13 de junho de 1231, em Pádua, Itália. É venerado por suas pregações e milagres, mas também por seu papel como intercessor nos relacionamentos amorosos. A tradição de Santo Antônio como santo casamenteiro remonta a diversas histórias de mulheres que encontravam maridos após orarem ao santo. Um dos contos mais conhecidos é o de uma jovem sem dote que, após suplicar a Santo Antônio, encontrou um bilhete com instruções para que fosse ao mercado, onde recebeu moedas de ouro suficientes para seu casamento.

Outra prática associada ao santo é a distribuição do “pão de Santo Antônio”. Esta tradição surgiu de um milagre atribuído ao santo, que teria multiplicado pães para alimentar os pobres. Nas festividades, é comum abençoar e distribuir pães, simbolizando a generosidade e a providência divina.

As celebrações nas paróquias são marcadas por devoção religiosa e festividades populares. A programação inclui missas, trezenas, procissões e quermesses com comidas típicas, música e danças. Cada comunidade imprime suas particularidades nas festividades, refletindo a cultura e a fé local.

No território da Arquidiocese da Paraíba, existem seis paróquias dedicadas a Santo Antônio, confira as programações de cada uma delas para o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio:

Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no bairro Ernesto Geisel em João Pessoa, localizada na Rua Maria das Graças Oliveira Cartaxo s/n.

Dia 13/06 – 17h30. Oração da Trezena de Santo Antônio. 18h. Solenidade Procissão, percorrendo algumas ruas do bairro, logo em seguida Santa Missa.

Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, no bairro Cidade Universitária em João Pessoa, situada na Rua Rejane Freire Correia, 2015.

Dia 13/06 – 18h30 procissão pelas ruas do bairro / 19h30 Missa Solene presidida por Dom Alcivan Tadeus, Bispo Auxiliar da Paraíba.

Paróquia de Santo Antônio de Lisboa no bairro Tambaú em João Pessoa, localizada na Avenida Olinda s/n.

Dia 13/06 – 07h. Alvorada e Soar dos sinos / 17h. Missa Solene presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba / 18h30 – Procissão com a Imagem de Santo Antônio.

Paróquia de Santo Antônio em Itatuba, na Praça Andrade Lima s/n, Centro.

Dia 13/06 – 04h Alvorada pelas ruas da cidade / 12h Soar dos sinos / 16h. Santa Missa, em seguida procissão.

Paróquia de Santo Antônio em Mata Redonda, localizada na Rua Silvino Bezerra de Lima, 00.

Dia 13/06 – 19h30 Santa Missa.

Paróquia Santo Antônio em Marcos Moura, Santa Rita, situada na Rua Doutor Francisco Retumba s/n.

Dia 13/06 – 19h30. Missa Solene.

Estas paróquias se tornam pontos de encontro para a comunidade católica durante o mês de junho, reforçando a devoção a Santo Antônio e a importância das tradições religiosas na cultura paraibana. As celebrações não só perpetuam a memória e os milagres do santo, mas também fortalecem os laços comunitários e a fé dos participantes.