Festa de Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba: Uma Celebração de Fé e Unidade

por Roberval Borba I 31/05/24

Ontem, dia 30 de maio, as paróquias da Arquidiocese da Paraíba uniram-se em uma celebração grandiosa e espiritual para marcar a Festa de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário católico. A celebração destacou-se pela união entre duas das mais antigas paróquias da arquidiocese: a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, situadas no centro da capital paraibana.

A Festa de Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba não se restringiu apenas ao centro de João Pessoa. Todas as 97 paróquias da arquidiocese celebraram missas, confeccionaram os tradicionais tapetes e realizaram procissões. Cada comunidade, a sua maneira, demonstrou sua fé e devoção em uma data que é comemorada em todo o mundo, lembrando a presença real de Cristo na Eucaristia.

Tapetes em paróquias da arquidiocese da Paraíba. Corpus Christi 2024.

Voltando ao centro de João Pessoa, a organização do evento na Paróquia de Lourdes, liderada pelo Padre Francisco Azevedo, destacou-se pela devoção e pelo zelo com que preparou cada detalhe.

As 24 Horas com Cristo. Este evento, que começou na tarde da quarta-feira, dia 29, envolveu missas, adorações e momentos de vigília, permitindo que os fiéis passassem um dia inteiro em profunda comunhão e preparação espiritual, criando um atmosfera de preparação espiritual intensa para a procissão.

Dom Manoel Delson, presidindo Missa na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Corpus Christi 2024.

Na manhã de quinta-feira, mesmo com um clima nublado, uma grande quantidade de fies se fizeram presentes. Às 9h, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, presidiu a Santa Missa na Paróquia de Lourdes, onde concedeu a bênção do Santíssimo para uma igreja completamente lotada. O espírito de fé e devoção era visível, refletindo a importância da data para a comunidade católica.

Às 14h, foi a vez de Dom Alcivan Tadeus, Bispo Auxiliar da Paraíba, presidir outra celebração eucarística. Logo após esta missa, às 16h, Dom Manoel Delson iniciou a procissão de Corpus Christi, conduzindo o ostensório com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. O evento reuniu mais de mil e quinhentas pessoas, que, animadas por um trio elétrico com o Ministério de Música da Comunidade Católica Em Adoração, caminharam em louvor e oração até a Catedral das Neves.

Dom Alcivan Tadeus, presidindo Missa na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Corpus Christi 2024.

Durante o percurso, a procissão foi marcada por momentos de profunda devoção. As pessoas cantavam, faziam orações e adoravam a Jesus Eucarístico, criando um ambiente de espiritualidade e comunhão que tocou a todos os presentes. A chegada à Catedral das Neves foi um momento de grande emoção. Lá, Dom Manoel Delson presidiu a Santa Missa e concedeu a bênção do Santíssimo, culminando uma celebração que ficará marcada na memória dos fiéis.

Festa de Corpus Christi 2024.

A celebração de Corpus Christi deste ano na Arquidiocese da Paraíba, demonstrou a força e a vitalidade da fé católica na região. Foi um evento que uniu gerações, trouxe paz e renovou a esperança de todos os participantes. A devoção e a participação ativa dos fiéis são um testemunho vibrante da importância desta festa no coração da Igreja particular da Paraíba.