Festa da Penha 2023: Programação divulgada.

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, a Arquidiocese da Paraíba anunciou com grande entusiasmo a programação oficial da Festa da Penha 2023, um dos eventos religiosos mais aguardados do estado. Com o tema “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”, a festa promete reunir milhares de fiéis em uma celebração de fé, devoção e solidariedade.

A Festa da Penha é um evento tradicional na cidade de João Pessoa, a edição de 2023 completa 260 anos e promete ser ainda mais especial, com a confirmação da presença de nomes importantes da nossa Igreja, incluindo Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom José Gonzáles Alonso, Bispo emérito de Cajazeiras – PB, e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba. Além deles, diversos outros nomes do clero paraibano e de outras partes do país estarão presentes no evento.

A festa, que já é conhecida por sua atmosfera espiritual e comovente, contará com nove noites de celebrações religiosas, orações do terço e muita emoção. Os fiéis poderão participar das missas pelo canal do Santuário da Penha no You Tube (clique aqui e se escreva) enriquecendo assim sua conexão com a fé e a devoção a Nossa Senhora da Penha.

O ponto alto da festa ocorrerá no sábado, 25 de novembro, com a grandiosa Romaria da Penha. Saindo da igreja de Nossa Senhora de Lourdes no centro da cidade, até o Santuário da Penha na zona sul,a romaria é uma tradição que tem sido mantida ao longo dos anos e atrai mais de 500 mil pessoas de dentro e fora do estado da Paraíba. As ruas da capital paraibana se enchem de devotos que caminham em honra à Virgem da Penha, em um momento de devoção e fé.

A Festa da Penha não é apenas um evento religioso, mas também uma oportunidade para a comunidade expressar sua solidariedade. A escolha do tema deste ano, “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”, enfatiza a importância de ajudar os necessitados e compartilhar as bênçãos com os menos afortunados.

O evento é um momento de renovação espiritual e também de encontro com a cultura e a tradição paraibana, unindo as pessoas em torno de valores como amor, compaixão e caridade. A Festa da Penha 2023 promete ser uma experiência inesquecível, fortalecendo a fé e a devoção de todos os participantes.

Prepare-se para nove noites de devoção e, no dia 25 de novembro, junte-se a meio milhão de fiéis na grandiosa Romaria da Penha, uma das maiores expressões de fé e devoção da Igreja da Paraíba. A Senhora da Penha aguarda a todos para abençoar e inspirar corações na Festa da Penha 2023.

Confira toda a programação:

18/11 | SÁBADO SOLENIDADE DE ABERTURA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19h – Hasteamento da Bandeira, seguido da procissão com a imagem de N. Sra. da Penha ao Santuário.
19h30 – Santa Missa – Presidida por Dom Ricardo Hoepers (Secretário-Geral da CNBB).

19/11 | DOMINGO
Santa Missa
7h – Presidida por Mons. Ednaldo Araújo (Capelão do Hospital Santa Isabel).
9H – Presidida por Pe. Luiz Souza e Silva Júnior (Vigário Geral – Arquidiocese da Paraíba)
17h – Presidida por Pe. Severino Ramos (Pároco da Igreja de N. Sra. da Conceição- Gurinhém-PB).

20/11 | SEGUNDA-FEIRA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19h30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Severino Melo (Pároco da Igreja de Santa Edwiges – João Pessoa).

21/11 | TERÇA-FEIRA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Evandro Belarmino (Pároco da Igreja de N. Sra. Aparecida João Pessoa).

22/11 | QUARTA-FEIRA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Ildemberg Soares (Pároco da Igreja de N. Sra. de Fátima – João Pessoa).

23/11 | QUINTA-FEIRA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19H30 – Santa Missa – Presidida por Pe. Francisco Azevedo (Pároco da Igreja de N. Sra. de Lourdes – João Pessoa).

24/11 | SEXTA-FEIRA
18h30 – Recitação do Santo Terço.
19h30 – Santa Missa – Presidida por Mons. Virgílio Bezerra (Pároco da Igreja de N. Sra. Auxiliadora João Pessoa)

25/11 | SÁBADO
15h – Santa Missa – Presidida por Pe. Márcio José (Pároco da Igreja de Sant’Anna e São Joaquim – João Pessoa).
Após a Missa das 15h – Envio da imagem de Nossa Senhora da Penha à Igreja de N. Sra. de Lourdes (Centro).
22h – Início da 260ª Romaria de Nossa Senhora de Penha (Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – Centro).

26/11 | DOMINGO SOLENIDADE DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, E ENCERRAMENTO DA FESTA:
Santas Missas
04h – Presidida por Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz (Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba).
9h30 – Presidida por Dom José Gonzáles Alonso (Bispo emérito de Cajazeiras – PB).
11h30 – Presidida por Pe. Carlos Antônio Maurício (Paróquia Sagrado Coração. Cabedelo PB).
15h – Presidida por Pe. Geraldo de Magela (Diocese de Pesqueira – PE).
17h – Solenidade de Encerramento da Festa Presidida por Mons. Nereudo Freire Henrique (Reitor do Santuário de N. Sra. da Penha).

Acompanhe todas as atividades do Santuário da Penha no Instagram (adicione clicando aqui)

Roberval Borba