Ecumenismo: Papa assinala início de Semana de Oração com agradecimento aos cristãos que ajudam os mais necessitados

Roberval Borba, com Ecclesia

O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano o início da semana anual de oração pela unidade dos cristãos, agradecendo a todos os que ajudam os mais necessitados, noutras Igrejas e comunidades.

“Convido-vos a agradecer a Deus pelo serviço que os nossos irmãos de outras confissões prestam aos mais necessitados. Esta via da caridade aproximar-nos-á cada vez mais, amando e imitando Cristo Bom Pastor”, disse, na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, no final da audiência pública semanal.

Perante milhares de pessoas reunidas no Auditório Paulo VI, Francisco voltou ao tema, ao dirigir-se aos participantes de língua italiana.

“No início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, convido cada um de vós a rezar e a trabalhar para que, entre todos os crentes em Cristo, se afirme cada vez mais o caminho para a plena comunhão”, apelou.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2023, com o tema “Aprendei a fazer o bem e procurai a justiça”, vai alertar este ano para as questões do racismo e da discriminação, por proposta do Conselho de Igrejas do Minnesota, nos EUA.

“O racismo é, tragicamente, parte do pecado que tem dividido os cristãos entre si, fazendo os cristãos celebrarem em horários separados, em lugares separados e, em certos casos, tem levado à divisão em algumas comunidades cristãs”, lê-se no guião mundial para a celebração, publicado pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé).

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada de 18 a 25 de janeiro no hemisfério norte. No Brasil entre Ascensão e Pentecostes, assinala este ano que, como os líderes religiosos que foram “tão veementemente denunciados pelos profetas bíblicos”, alguns cristãos hoje “têm sido ou continuam a ser cúmplices da aceitação ou da perpetuação de preconceitos, da opressão e do crescimento da divisão”.

Compromissos com o Papa durante a Semana de Oração
Durante a Semana de Oração, no dia 18 de janeiro o Papa Francisco realizará a audiência geral de quarta-feira, e no dia 22 de janeiro, domingo da Palavra de Deus, celebrará a Missa às 9h30 (5h30, hora de Brasília) na Basílica de São Pedro. Os dois eventos serão transmitidos, ao vivo pela Rádio Vaticano – Vatican News, com comentários em português. Três dias depois, no dia 25 de janeiro, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, às 17h30 (13h30 hora de Brasília), o Papa celebrará as Segundas Vésperas no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na solenidade da conversão de São Paulo Apóstolo. Também este evento será transmitido, ao vivo, com comentários em português.” Vatican News