Dom Delson recebe lideranças indígenas Tabajaras

Na sexta-feira, 10 de fevereiro, os três Caciques do povo indígena Tabajara da Paraíba, a equipe do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o administrador paroquial da Paróquia São Miguel em Baia da Traição, padre Vamberg Soares, foram recebidos pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Padre Vamberg, Glória Santos do CIMI e lideranças Indígenas Tabajaras.

A audiência foi solicitada pelas lideranças Tabajara e ocorreu após intermediação de Pe. Vamberg e equipe do CIMI na Paraíba. O povo Tabajara está na luta pela demarcação de seu território, uma área de 34 mil hectares no município de Conde.

Os caciques apresentaram ao Arcebispo um histórico detalhado da sua luta pela sobrevivência como povo indígena no estado da Paraíba, presente em seu território desde o século XVI.

O povo Tabajara iniciou o processo de reconhecimento territorial há mais de 16 anos e, até agora, esse processo de demarcação ainda não foi concluído pelo poder público, o que vem acarretando inúmeras situações de ameaça a suas vidas.

Os Caciques e lideranças presentes na audiência com o Arcebispo expuseram algumas dessas violações que sofrem ao reinvidicar uma terra que é cobiçada por grandes interesses de empresas do ramo do turismo e mineração no Litoral Sul paraibano.

A intenção da audiência, segundo os indígenas, foi para pedir que a Igreja seja mais uma presença solidária e fraterna junto ao povo Tabajara, especialmente nesse momento em que vem sofrendo fortes ataques por causa da sua reinvidicação territorial.

Roberval Borba, informações Glória Santos, CIMI