Dia Nacional do Terço dos Homens é sancionado

Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído na última quarta-feira (26) pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin no Diário Oficial da União.  A data será comemorada anualmente no dia 8 de setembro, dia em que a Igreja católica celebra a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora.

A lei, de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), foi aprovado na Câmara dos Deputados em junho do ano passado e no Senado no dia 21 de março último.

Biondini justificou em sua proposta que “a relevância do Terço dos Homens, seu profundo significado devocional para os católicos brasileiros e a força desse movimento para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano, certamente justificam a instituição de um Dia Nacional para sua celebração”.

O Secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer disse à ACI Digital que a instituição da data ‘aumenta a responsabilidade missionária de evangelização, através da oração do santo Rosário, na busca pela santidade e salvação das almas, marcas indeléveis e irrenunciáveis do Terço dos Homens”. Para Lozer, os tercistas são chamados a ser “pescadores de homens, fazendo assim com que cada vez mais confrades venham ingressar nessa ordem de batalha, em nome de Jesus Cristo e de Sua Santa Igreja”.

O Terço dos Homens é um movimento católico que existe há 86 anos no Brasil e foi criado por frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936, na Vila da Providência, hoje município de Itabi (SE) com aproximadamente 200 homens. Atualmente, cerca de 2,5 milhões de homens são membros do movimento. Eles se reúnem em grupos para rezar o terço semanalmente em suas paróquias, capelas ou praças públicas.

Na Arquidiocese da Paraíba, são 369 grupos, e reúnem aproximadamente 13 mil homens. O movimento está comemorando o seu XI Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens em Família, no próximo domingo dia 30, a partir das 07h, na comunidade católica Consolação Misericordiosa, localizada no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa (PB).

Há encontros estaduais e diocesanos e a Romaria Nacional do Terço dos Homens, que acontece todo mês de fevereiro no Santuário Nacional de Aparecida (SP). As últimas edições da romaria reuniram quase 100 mil homens, segundo Lozer.

Informações, ACI