Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas: Rede Um Grito Pela Vida trabalha incansavelmente na luta contra esse crime hediondo.

O tráfico de pessoas é uma das formas mais atrozes de violação dos direitos humanos, envolvendo a exploração de homens, mulheres e crianças em diversos setores, como exploração sexual, trabalho forçado, servidão doméstica, remoção de órgãos e até mesmo adoção ilegal. A realidade é que pessoas de todas as idades, gêneros e nacionalidades são alvos desse crime abominável.

O dia de ontem, 30 de julho, foi o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A Rede Um Grito Pela Vida destaca-se por seu trabalho incansável na luta contra esse crime hediondo. Nesta data, o mundo direciona sua atenção para enfrentar um problema global que afeta milhões de pessoas.

A Rede Um Grito Pela Vida é uma organização ligada à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) que atua há 16 anos no Brasil. Aqui na Arquidiocese da Paraíba desde 2010, e vem trabalhando na prevenção, proteção e conscientização sobre o tráfico humano. Seu trabalho é voltado à prevenção, apoiar a reintegração social, mobilizar ações de combate e colaborar com instituições nacionais e internacionais.

Creusa, Irmã Sirleide, Ana Célia e Miúca.

A Irmã Sirleide, que atualmente faz parte da Coordenação Nacional da Rede Um Grito Pela Vida, explica que a rede se divide em Coordenação Nacional, Coordenadores Regionais das 5 Regiões e Coordenadores de Núcleo. “Aqui na arquidiocese temos Creusa e a Ana Célia”. A irmã Sirleide, diz qual é a missão da Rede “O nosso trabalho preza pela prevenção, porque nós sabemos que o tráfico de pessoas é uma temática muito ampla. Mas a nossa missão como Rede Um Grito pela Vida é de prevenção. A nossa primeira missão. E a gente organiza para que a gente tenha formações, mobilizações, para fazer com que as pessoas despertem para a temática. Porque se você não conhece, você não identifica. Mas quando você conhece um pouco do que é o tráfico de pessoas, então é mais fácil você sinalizar, identificar um caso de tráfico de pessoas. Para mim, o mais importante é as pessoas tomarem conhecimento e se sensibilizar, porque sim, as pessoas tem medo. Mas podem fazer uma denúncia, não precisa se identificar. Se você identifica uma situação suspeita, procure os órgãos competentes. Tem o DISC-100 e o DISC-180, que você pode fazer uma denúncia anônima. Aqui no Estado da Paraíba nós temos um comitê de enfrentamento ao tráfico de pessoas e pessoas desaparecidas, que você pode ligar também no 123 e fazer a denúncia, aqui no Estado da Paraíba. A nível nacional, o 100 e o 180.”

A Irmã Sirleide fala sobre umas das campanhas da Rede, “Caminhando pela Dignidade, é uma campanha que é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A CNBB tem a comissão de enfrentamento ao tráfico de pessoas, que foi formada há uns anos atrás e esse ano eles fizeram essa mobilização, durante todo o mês julho foi divulgado material, foi disponibilizado cartazes, roteiros de encontros formativos. A CNBB lançou também no ano passado uma cartilha de formação e está sendo realizada em todas as dioceses, a apresentação dessa cartilha através de seminários. E agora durante todo o mês de julho foi realizada a campanha Caminhando pela Dignidade, Diga Não ao Tráfico de Pessoas, De Olho Aberto para não Virar Escravo que também está ligada a essa campanha de Olho Aberto para não Virar Escravo. É uma campanha que existe nos estados e que a CNBB também somou. São redes de enfrentamentos que nós estamos formando em todo o Brasil e no mundo porque nós fazemos parte também de uma rede internacional, que é a rede Talita cum, que agrega todas as redes de combate ao tráfico de pessoas que no caso nosso é a rede Um Grito Pela Vida. Mas em todos os países existem outras redes que compõem a Talita cum, que é a rede mãe.”

Ana Célia, do núcleo da Paraíba, falou sobres outra campanha: “Coração Azul, que é uma campanha nacional feita por diferentes órgãos institucionais, inclusive o Ministério da Justiça. Então hoje todos os estados brasileiros fazem essa campanha, onde a gente trabalha especificamente esse processo de sensibilização a esse crime, dando visibilidade a esse crime e sensibilizando e encorajando a sociedade a se organizar para o enfrentamento. Então este ano a campanha conta com o Ministério da Justiça e Cidadania, aqui no estado nós temos o governo do estado, da Paraíba, que ontem inclusive fez uma ação no aeroporto e na rodoviária e outros estados. Então nós também como rede Um grito Pela Vida, que é uma rede da CRB, nós nos unimos a essas outras redes e ações de enfrentamento ao tráfico.”

No Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Rede Um Grito Pela Vida reafirma seu compromisso em enfrentar essa violação dos direitos humanos e convida a sociedade a se unir nessa causa, tornando-se agentes de mudança e auxiliando a libertar aqueles que estão aprisionados nas mãos dos traficantes. Juntos, podemos fazer a diferença e dar voz às vítimas em busca de um mundo livre do tráfico de pessoas.