Definido o tema para o I Dia Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa: “Eu estou contigo todos os dias

Este ano a Igreja em todo o mundo celebrará, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Avós. A ser comemorado no 4ª domingo do mês de julho, a data foi instituída pelo Papa Francisco para que, segundo o Pontífice, todas as gerações lembrem a importância das pessoas idosas no seio familiar e social. “Sua voz é preciosa porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles nos lembram que a velhice é um presente e que os avós são o elo entre as diferentes gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé”, diz o Papa.

Este ano o Dia Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa será no dia 25 de julho. O tema escolhido, “Eu estou contigo todos os dias”, foi extraído do Evangelho de São Mateus (Mt 28,20) e tem a finalidade de expressar a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso. “’Eu estou contigo todos os dias’ é também uma promessa de proximidade e de esperança de que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”, explica a carta do Dicastério para os Leigos, Família e a Vida, responsável pela organização da data.

Dom Manoel Delson comenta sobre o Dia Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa, convidando em especial os jovens a ouvirem as pessoas idosas. “Os nossos avós, as pessoas mais idosas são verdadeiros tesouros para a sociedade. A sabedoria que eles carregam escola nenhuma pode ensinar, pois é a trajetória de uma vida inteira, testemunhando os fatos, que esse tesouro é lapidado. Os mais jovens precisam aprender a ouvir e respeitar mais os mais idosos, assim como os idosos precisam dessa convivência saudável com os mais jovens. Isso é equilíbrio e vivência fraterna”.

O Arcebispo lembra ainda que o atual tempo de pandemia também tem sido danoso para os mais velhos. “A solidão e o medo causados pela pandemia têm adoecido nossos idosos. Aproveitemos o chamado do Papa Francisco para mudarmos a nossa postura com relação aos nossos avós e pessoas idosas, respeitando, acolhendo, ouvindo, sendo presença. Eles precisam e merecem toda nossa dedicação e amor”.

Para promover a celebração desse Dia nas igrejas locais e nas realidades associativas, o Dicastério vai propor alguns subsídios pastorais, que estarão disponíveis no mês de junho.

QUER MAIS SOBRE ESSE TEMA?

O podcast Diáologos já tratou sobre este tema, numa conversa com o Pe. Paulo cordeiro, que é mestre em gerontologia, ciência que estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos. Ouça agora na sua plataforma preferida: