De 02 a 30 de agosto a Arquidiocese da Paraíba promove o Mês do Encarcerado.

Arquidiocese da Paraíba dará início ao mês do encarcerado com uma série de atividades voltadas para a reflexão sobre a realidade e a promoção da vida das pessoas em situação de cárcere. A iniciativa busca conscientizar e mobilizar a sociedade para a importância do acolhimento e da ressocialização dessas pessoas, além de promover ações concretas que contribuam para a melhoria das condições carcerárias.

De 02 a 30 de agosto, serão diversos e momentos de atividades com autoridades, familiares e pessoas em situação de cárcere, entre eles estão missas, oração, palestras, encontros e visitas aos presídios locais. A intenção é criar um ambiente de diálogo e reflexão, fomentando a compreensão dos desafios enfrentados pelos encarcerados e suas famílias.

O padre Valdézio Nascimento, responsável pela coordenação da Pastoral Carcerária da Arquidiocese da Paraíba, ressalta a importância do mês do encarcerado: “Precisamos enxergar além dos estigmas e preconceitos que envolvem o tema. É fundamental que a sociedade compreenda que todo indivíduo merece uma segunda chance e que a ressocialização é não só uma responsabilidade do Estado, mas de toda a comunidade.”

As atividades incluem a presença de grupos de voluntários que oferecem apoio emocional as pessoas em situação de cárcere, auxiliando-os no processo de reinserção familiar e social. Em parceria com instituições locais, também são desenvolvidos projetos de capacitação e formação profissional, visando preparar os detentos para uma possível reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento de suas penas.

O mês do encarcerado na Arquidiocese da Paraíba pretende ir além do período de atividades pontuais, buscando estabelecer um compromisso contínuo com a causa. Por meio de ações permanentes, a Igreja pretende ser um agente ativo na luta pela melhoria do sistema prisional e pela promoção de políticas públicas que visem a reintegração dos ex-detentos à sociedade.

Diante dos desafios enfrentados pelos presos e pela superlotação das prisões, a Arquidiocese da Paraíba acredita que a empatia, a compaixão e o apoio são elementos fundamentais para construir um sistema prisional mais justo e humano. O mês do encarcerado é um convite para que todos os cidadãos se envolvam, reflitam e ajam de forma solidária, buscando contribuir para a resolução dessa questão tão complexa em nossa sociedade.

PROGAMAÇÃO:

02/08 – Missa na Valentina – padre Valdézio
06/08 – Missa na cabeia pública de Bayeux – padre Marcos
16/08 – Missa no presidio Desembargador Flósculo da Nóbrega (Roger) – Dom Delson
12/08 – Missa na cadeia pública de Santa Rita – padre Jean
18/08 – Missa na penitenciária de segurança máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB 1) – padre Luiz Júnior
21/08 – Missa na penitenciária de reeducação feminina Maria Julia Maranhão – padre Francisco
25/08 – Missa na penitenciária Desembargador Silvio Porto – padre Luan
30/08 – Missa na penitenciária de segurança máxima criminalista Geraldo Beltrão – padre Adriano

OBS: Ciclo de debates e reflexões:
Penitenciária Desembargador Silvio Porto no dia 11/08 às 9h.
Presidio Desembargador Flósculo da Nóbrega (Roger) no dia 04/08 às 9h.

Missa de encerramento do Mês do Encarcerado.
Paróquia Virgem Mãe dos Pobres.
Dia 25/08 às 19h.

Roberval Borba