Na manhã desta terça-feira 21, a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese da Paraíba se reuniu, no Mosteiro de São Bento, para discutir e estruturar os trabalhos. Em pauta, um alinhamento de toda a coordenação, um olhar no perfil dos coordenadores nos níveis paroquias, estatual e arquidiocesano.
Padre Paulo Cordeiro, diretor espiritual da PPI, já antecipou que essa reunião também tem o objetivo de preparar o dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
Outra pauta importante na reunião foi tornar a pastoral mais presente na memória das pessoas, fazendo com que cada um possa conhecer melhor, saber como funciona e quais os objetivos da Pastoral da Pessoa Idosa.
O que é
A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna. A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 19 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação. Aqui na Arquidiocese da Paraíba, a pastoral existe há 18 anos.
Objetivo Geral
Acompanhar pessoas idosas no domicílio, mensalmente. De preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por metodologia a prática de Jesus. Marcos 6,34-44 trata da multiplicação de dois peixes e cinco pães, onde o Mestre dá autonomia às lideranças, recomendando que se dividissem em grupos e servisse a multidão. A P.P.I. também identifica as lideranças no meio da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada.
Ação Prática
Realizar encontros paroquiais e arquidiocesano para capacitar os coordenadores diocesanos, estaduais e paroquiais e motivar os participantes da pastoral.
Roberval Borba