CNBB NE2 realiza 56ª Assembleia Pastoral Regional de 28 a 30 deste mês

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realiza de terça (28) a quinta (30), a 56ª Assembleia Pastoral Regional. A edição deste ano voltará a ser presencial e reunirá lideranças da Igreja Católica de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).

Devido à pandemia de Covid-19, a participação será limitada ao arcebispo ou bispo, ao coordenador diocesano de pastoral e a um leigo indicado pela arquidiocese ou diocese, além de um representante das comissões regionais. Os cerca de cem convidados deverão ter tomado ao menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, respeitar o distanciamento social, fazer a higienização constante das mãos e usar máscara.

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e lema “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,7b), o encontro será aberto, às 19h30, pelo bispo anfitrião, dom Dulcênio Fontes de Matos, e pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB)

Após a acolhida, a assembleia contará, pela primeira vez, com a participação do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB Nacional, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O religioso, diretamente de Brasília, ministrará a palestra de abertura “Por uma Igreja sinodal: desafios e perspectivas” para os convidados, que farão um breve debate e encerrarão a noite com o momento de oração.

A programação será retomada na quarta-feira (29) com a celebração da missa, às 7h, sob a presidência do bispo da Diocese de Palmares (PE), dom Fernando Barbosa. Neste dia, as palestras – uma às 9h e a outra às 15h – terá como assessor o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. O religioso também estará pela primeira vez na assembleia da CNBB NE2.

Na quinta-feira (30), a programação terá início às 7h30 com a Oração das Laudes, seguida de café da manhã e a última palestra da assembleia que será assessorada pelo diácono e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Sérgio Douets Vasconcelos, às 9h.

Outra novidade desta assembleia é que as três palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal da CNBB NE2 no YouTube.

Debates e proposições

Todos os dias, ao final de cada palestra, os participantes da assembleia serão divididos em oito grupos. Cada equipe deverá discutir acerca da temática apresentada de acordo com a realidade pastoral das arquidioceses e dioceses às quais pertencem. Ao final da manhã e da tarde, os grupos apresentarão uma síntese do que foi debatido.

No último dia da assembleia, as equipes deverão elaborar três proposições práticas para a condução da Igreja Católica no Regional. As sugestões serão votadas por todos os participantes na tarde da quinta-feira.

As ideias aprovadas constarão no documento final (síntese), que deverá nortear as ações pastorais e de evangelização de todas as paróquias e comunidades presentes no território da CNBB NE2.

Após a definição das diretrizes para a Igreja Católica no Regional, será celebrada a missa de encerramento, às 17h. A liturgia será conduzida pelo presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson.

Fonte: CNBB NE2