CNBB NE 2 Realiza encontro para ecônomos e assessores jurídicos, nos dias, 1º e 2 de junho

A CNBB Nordeste 2 promove pela primeira vez o Encontro Regional para Ecônomos e Assessores Jurídicos, nos dias 1º e 2 de junho, na sede da entidade, no Recife (PE). O evento irá reunir, além da presidência, mais de 50 profissionais que atuam em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte para debater “Os desafios da gestão e administração eclesial”.

O encontro terá como assessores o monsenhor Nereudo Freire Henrique e o doutor Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira, respectivamente, ecônomo e assessor jurídico da CNBB Nacional. Também participarão como conferencistas o advogado, doutor Paulo César Conserva e o assessor de gestão da CNBB, José Luna.

O objetivo é que durante os dois dias os participantes possam dirimir todas as dúvidas referentes ao cotidiano administrativo das cúrias diocesanas, incluindo temas envolvendo aforamento de propriedades, questões trabalhistas e relações sindicais.

Programação

Nesta segunda-feira (8), foi divulgada a programação do Encontro Regional para Ecônomos e Assessores Jurídicos. Além das conferências, haverá momentos de partilha, oração comunitária e celebração da Santa Missa.

Confira a programação:

Quinta-feira (1º de junho)
12h – Almoço
14h – Início das atividades com um momento de oração
14h15 – Acolhida e apresentação dos participantes
14h30 – Partilha dos desafios administrativos e expectativas para a reunião
15h30 – Intervalo
16h – Conferência: Gestão e administração eclesiástica: exigências e desafios (Mons. Nereudo Freire Henrique e José Luna)
17h – Momento de interação dos participantes
17h30 – Intervalo
18h – Eucaristia
19h – Jantar
20h30 – Conferência: Enfiteuse: o foro das Igrejas e sua Administração (Dr. Paulo César Conserva)
21h30 – Momento de interação dos participantes

Sexta-feira (2º de junho)
7h – Café da manhã
7h45 – Oração da manhã
8h – Questões trabalhistas e as relações sindicais (Dr. Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira)
9h – Interação dos participantes
9h30 – Intervalo
10h – Diálogo com os conferencistas sobre questões pendentes
11h – Proposta de criação de estruturas de comunhão e articulação dos Ecônomos e Assessores Jurídicos em nível Regional (Presidência Regional).

CNBB NE 2