Caminhos da Fé. Circuito das Igrejas coloniais de João Pessoa. SOLO SAGRADO.

Na manhã de hoje (26), no Centro Cultural São Francisco, foi lançado o Projeto Caminhos da Fé. Uma Parceria da Arquidiocese da Paraíba com a TV Cabo Branco, que tem o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e religioso de uma cidade e reconhecer a sua importância na formação da identidade de um povo e se comprometer com um legado precioso para sociedade.

Com a missão de resgatar esses tesouros e preservá-los para as futuras gerações, o projeto Caminhos da Fé vai iniciar o processo de restauração do acervo religioso do Centro Cultural São Francisco.

O café da manhã de lançamento contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena; a primeira dama, Laura Emília; o presidente do Sistema Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, Marcilio Franca, Procurador-Chefe da Força Tarefa do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Contas, Raglan Rodrigues Gondim, Superintendente do IPHAN, Tânia Maria Queiroga Nóbrega, Diretora Executiva do IPHAEP na Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Do Estado da Paraíba – IPHAEP; representantes dos Governos estadual e municipal; políticos; outras autoridades; além de empresários de diversos seguimentos.

O padre Marcondes Menezes, diretor do Centro Cultural São Francisco falou da alegria desse projeto: “Para nós, é uma alegria muito grande apresentar à cidade de João Pessoa, ao estado da Paraíba, um projeto grandioso, de valorização dos nossos bens culturais.
O projeto ‘Caminhos da Fé’ tem como objetivo justamente fazer essa visitação às igrejas coloniais contando a história da cidade, porque a cidade surge a partir das edificações religiosas e civis.
Então, o projeto ‘Caminhos da Fé’ tem esse objetivo de fazer com que o cidadão, nos dias atuais, possa rememorar a história da fundação da cidade, através desse projeto; e, para isso, é importante a preservação, o restauro.
A gente necessita do apoio da iniciativa privada, do poder público e, sobretudo dos empresários, aqueles que queiram investir no nosso centro histórico, para valorizar cada vez mais o que temos de mais valioso, que são os bens culturais.” Disse.

Padre Marcondes Menezes, diretor do Centro Cultural São Francisco

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, presente no evento: “Com certeza, o ‘Caminhos da Fé’ é um projeto que pretende revitalizar as nossas igrejas, nossos bens culturais, coloniais, que são verdadeiros tesouros da nossa igreja e da sociedade de João Pessoa.
Estamos iniciando, portanto, com esse encontro entre a igreja, as autoridades, os empresários,
a lançar o projeto ‘Caminhos da Fé’ e começarmos a trabalhar no restauro das nossas igrejas, na preservação, porque é um patrimônio turístico, é um patrimônio religioso, é um patrimônio cultural, colonial; temos muito que aprender da nossa história, contemplando esses verdadeiros monumentos da nossa igreja.
E feliz porque, como arcebispo, tenho a preocupação em manter todo esse patrimônio e, agora, contanto com a ajuda das autoridades do município, do estado, com empresários, com a TV Cabo Branco, Sr. Eduardo Carlos, que está nos ajudando nesse trabalho, esperamos os melhores êxitos nessa campanha para que os caminhos da fé sejam preservados e o povo possa cada vez mais beber dessa fonte histórica e de fé e alimentar o seu espírito e também o seu coração com tudo o que existe aqui nas nossas igrejas, a partir do largo São Francisco, da nossa igreja São Francisco, Catedral, São Bento, Carmo, Misericórdia; então, é um patrimônio que exige de nós o cuidado, o restauro, a preservação. Louvado seja Deus por essa iniciativa, que Deus abençoe todos os que estão nos ajudando para que esse projeto alcançar os seus objetivos.” Declarou Dom Delson.

Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba

No nosso portal, tem uma página dedicada ao projeto Caminhos da Fé, acesse e saiba mais.

Roberval Borba