Bispos do Regional Nordeste 2 vivem com grande expectativa a 60º Assembleia Geral da CNBB

Até o próximo dia 28, os olhos e as orações da Igreja no Brasil estarão, especialmente, voltados para a 60ª Assembleia Geral (AG) da CNBB, que reúne mais de 480 epíscopos, em Aparecida (SP). Entre os participantes, os bispos e arcebispos da CNBB Nordeste 2 vivem com alegria e grande expectativa esse encontro.

“Participar da Assembleia Geral da CNBB é sempre uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Encontrar com todos os bispos do Brasil, os tantos temas que são tratados aqui com muita eficiência e muita clareza só faz bem. Esse ano especialmente que tivemos a grande notícia do novo Missal Romano”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido.

Nesta edição da AG, que teve início nesta quarta-feira (19), do total de bispos participantes, 157 são eméritos. Número, que segundo dom Saburido, surpreende positivamente. “É um detalhe especial essa presença de muitos bispos eméritos. É uma assembleia eletiva em que teremos a missão de escolher a nova presidência da CNBB e os novos presidentes das Comissões Episcopais, que formam o Consep. Portanto, tudo isso é muito importante para nossa vivência pastoral nas dioceses que Deus colocou sobre nossos cuidados”, avaliou o religioso.

Balanço da Presidência e estreia da 3ª edição do Missal Romano

O primeiro dia da AG foi marcado pelo balanço da Presidência da CNBB referente à gestão 2019-2023 liderada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A mensagem do Papa Francisco ao episcopado brasileiro emitida pelo núncio apostólico, dom Giabamttista Diquattro, a apresentação dos bispos recém nomeados, entre eles monsenhor José Vicente Pinto, novo pastor da Diocese de Salgueiro (PE), e a divulgação da análise da conjuntura social também movimentaram a abertura do evento.

À noite, os bispos celebraram a Santa Missa de Abertura da AG, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A liturgia estreou a terceira edição do Missal Romano, que após 19 anos de muitos estudos e com a aprovação da Santa Sé, agora conta com textos brasileiros em uma uma tradução fidedigna à Língua Latina e à Língua Portuguesa”.

“Para todos que nos acompanham, nossa gratidão pelas orações. Estamos unidos em comunhão e [esperamos] que a assembleia siga conduzida pelo Espírito Santo para que voltemos com bastantes novidades para continuarmos a nossa missão nas nossas dioceses”, declarou o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Foto de capa: Arquidiocese de Olinda e Recife

CNBB NE2