Arquidiocese da Paraíba reúne os representantes das pastorais, movimentos e serviços.

Na manhã do último sábado, dia 28 de janeiro, os coordenadores arquidiocesanos das pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese da Paraíba se reuniram, no Seminário Nossa Senhora da Conceição, para dialogar, pensar e preparar as atividades para o ano de 2023. A Arquidiocese conta com diversas pastorais, movimentos e serviços que são os braços da Igreja da Paraíba, e por conta da pandemia do COVID-19, foram 2 anos sem se reunir para avaliar e programar suas atividades.

Padre Márcio José, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba

Padre Márcio José, que assumiu a coordenação de pastoral no final do ano passado, preparou o encontro com a equipe da coordenação. Ele disse que é importante se reunir com todos no início do ano, para conhecer melhor e planejar. “Estamos no início do ano de 2023 e é bom perceber que se faz necessário conhecer as diversas dimensões pastorais, movimentos e serviços da nossa Arquidiocese, como também planejar este ano e, por fim, atualizar todos esses seguimentos”, explicou.

O encontro foi pela manhã e reuniu mais de 100 pessoas com mesmo objetivo, apresentar para a equipe de coordenação como está sua missão na igreja e como pode ser melhorada.
Para Goretti Rolim, da ASA – Ação Social Arquidiocesana, “um momento como esse faz a gente olhar para dentro, ver como estar o nosso serviço e melhorar as ações pastorais em favor dos que mais precisam” disse.

A reunião foi dividida em três momentos. Acolhida e diretrizes. Aqui, o padre Márcio e sua equipe receberam a todos com muita alegria e ele explicou como seria o desenvolvimento dos trabalhos. Círculos de debates avaliações e ideias. Nesse momento, os participantes se reuniram em círculos e puderam fazer suas avaliações, colocar suas ideias para melhorar a dinâmica dos serviços e fazer suas análises da caminhada até o momento. Por fim, apresentação dos relatórios e propostas.

Para o padre Luiz Jr, Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, é sinal de grande alegria estar junto novamente com o povo de Deus. “De fato, é uma alegria muito grande. Durante esses dois anos por conta da fase mais crítica da pandemia, não tivemos a oportunidade de reunir essas representações, todas as pastorais, movimentos, serviços, leigos, diáconos e padres, que aqui estão hoje neste sábado pela manhã, refletindo sobre a campanha pastoral da Arquidiocese. Olhar o que foi feito, muita coisa foi feita! Mas, olhar para o futuro também e ver o que é necessário fazer”, explanou.

Padre Luiz Júnior, Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba

O encontro foi motivado por muita alegria de todos os participantes, desde aqueles que faziam o cadastramento em frente ao auditório capela do Seminário, até o pessoal da música, que animava com muita dedicação e alegria. O novo coordenador de pastoral da Arquidiocese estava muito feliz em ver o rosto da pastoral arquidiocesana. “Como coordenador de pastoral, estou chegando e, com muita alegria, estou vendo um legado de todos os outros anos, mas hoje aqui poder visualizar de forma próxima cada pastoral, movimento, serviço; então, muito feliz, em poder ver tanta gente que chega aqui no seminário arquidiocesano nesse dia 28 janeiro, nos seus inícios do ano para dizer ‘estamos juntos na missão’ queremos trabalhar nesta mesma perspectiva. Que seja um momento fecundo, de conhecimento, organização interna para também a organização das ações externas, porque é uma de intra e uma de extra, ou seja, a Igreja organizada internamente vai poder fazer com que as ações externas da evangelização cheguem aos mais diversos rincões e realidades”, disse ele.

Ricardo Cavalcanti, coordenador do COMID (Conselho Missionário Arquidiocesano), lembrou a importância de iniciar o ano com um encontro como esse para dar início às atividades da Arquidiocese. “Reunir as pastorais em nossa Arquidiocese é um momento de comunhão. É o momento de ter o primeiro contato neste novo ano de atividades; é um momento também de nós planejarmos todas as ações que vamos fazer, aquelas que foram deliberadas na assembleia arquidiocesana. Então, é um momento de celebrar, encontrar as pastorais e encontrar Cristo no outro; é a missão do outro e unirmos forças para juntos darmos continuidade a este trabalho evangelizador. ‘Ide, por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura’ é o chamado de Jesus para cada um de nós” disse.

Padre Márcio José falou ainda da importância da união do clero e todos os agentes em torno do Arcebispo para motivar a igreja particular da Paraíba “Me uno ao nosso querido Dom Manoel Delson porque é ele que nos motiva, articula e é ele também que diz das pistas das linhas, junto também com todo o clero para colocar em prática o plano de ação pastoral”, declarou o coordenador.

Para o Padre Moisés Coelho, Coordenador de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba, o encontro é fundamental para iniciarmos um ano com muita motivação. “A cada ano, a gente precisa se preparar para o novo, e este ano a gente está retomando as atividades nas pastorais. Hoje é o encontro de todas as pastorais da igreja da Paraíba, cada uma com a sua missão, mas pensando em comum. Isso nos unifica e traz um sentido para aquilo que nós fazemos na igreja que é evangelizar”, disse.

Padre Moisés Coelho, Coordenador de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

No final do encontro, padre Márcio fez o convite para a abertura do ano pastoral que tem início no próximo dia 8 de fevereiro com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba Dom Manoel Delson, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves às 19h. Todo o clero estará presente, assim como os representantes dos CPPs, pastorais, movimentos e serviços.

Roberval Borba