Arquidiocese da Paraíba estabelecerá o seu Tribunal Eclesiástico.

Na manhã de quarta-feira, 22 de março, na Cúria Metropolitana, sede da Arquidiocese da Paraíba, o Padre Luiz Carlos Machado Júnior, Vigário Judicial, em reunião com representantes do clero arquidiocesano e da província da Paraíba deu continuidade ao processo de criação do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano.

O Padre Luiz Carlos Machado iniciou a reunião falando do desejo do Papa Francisco em estabelecer Tribunais Eclesiásticos Diocesanos para que as causas de nulidade matrimonial possam ser mais acessíveis e céleres.

Com esse objetivo, Dom Frei Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba, decreta a Ereção do Tribunal Eclesiástico da Paraíba.
Na reunião estavam presentes, Frei Francisco Robério Ferreira de Sousa, Côn. Evandro Belarmino de Araújo, Diác. Jaime Gomes de Barros, Dra. Lúcia Morgana de Lima Quirino, Dra. Christianne Serrano da Silva, (Auditores e notários da Câmara Eclesiástica da Paraíba); Dr. Rodrigo Fernando Roque Zambon e Dr Sérgio Moura Martins (Convidados); Mons. José André da Silva Anselmo, Pe. Elias Sales de Souza e Pe. Kleber Rodrigues Oliveira (Diocese de Guarabira); o Seminarista Elson representando o Pe. Elias Ramalho (Diocese de Patos). E, participando de modo remoto por videoconferência, o Pe. Moisés Alves e o Pe. Damião Nunes (Diocese de Cajazeiras).

Padre Luiz enfatizou a necessidade de qualificação para os Ofícios do Tribunal e a importância dessa participação no sentido de adquirir experiência (práxis forense) para futuramente estabelecerem os Tribunais em suas Dioceses. E fez também algumas considerações sobre o funcionamento das sessões do futuro Tribunal Eclesiástico da Paraíba.

Roberval Borba