Arquidiocese da Paraíba celebra 30 anos da Festa de Pentecostes

Amanhã, dia 28 de maio, a Arquidiocese da Paraíba celebrará a Festa de Pentecostes, que chega a sua trigésima edição. O evento acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego. Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, presidirá a solenidade que tem início às 10h, e todo o clero estará presente.

A primeira vez que a Arquidiocese da Paraíba celebrou a festa de Pentecostes foi no dia 30 de maio de 1993, também no Espaço Cultural. A cerimônia foi presidida pelo saudoso arcebispo da Paraíba Dom José Maria Pires.

Dom José Maria Pires presidindo a Solenidade de Pentecostes no Espaço Cultural, no ano de 1993

Este ano, a festa de Pentecostes tem como tema: “E ficaram todos cheios do Espírito Santo”. A organização do evento estima 8.000 fiéis nesta festa, que é uma das mais importantes da Igreja Católica.

Para o Padre Márcio José, coordenador de pastoral da Arquidiocese da Paraíba e organizador do evento deste ano, é uma grande alegria celebrar esta data: “Trinta anos, essa é a 30ª edição do Pentecostes, isso significa que estamos celebrando essa grande tradição na nossa Arquidiocese, desde Dom José, passando por Dom Marcelo, por Dom Aldo, até hoje com Dom Delson, fazemos essa experiência do Pentecostes, que é a festa da unidade na diversidade; a festa da luz diante das trevas, do pecado e da morte. Temos a força de celebrarmos juntos o amor de Deus derramado em nossos corações manifestado em Jesus Cristo, caminho, verdade e vida”. Disse.

Programação Pentecostes 2023

8h – Abertura dos portões.

8h30 – Entronização da Imagem de Nossa Senhora das Neves e Recitação do terço mariano.

9h30 – Avisos e preparação para a Missa.

10h – Missa solene de Pentecostes.

11h30 – Acendimento das velas. Em seguida, com todo o povo de Deus, canta-se o Veni Creator Spiritus, renovando o ardor vocacional e missionário. Momento de Consagração a Nossa Senhora.

12h – Benção final e encerramento.

Roberval Borba