Arquidiocese abre oficialmente o Ano Pastoral Missionário

Com momento celebrativo e estudo do Plano Pastoral, a arquidiocese da Paraíba abriu oficialmente o Ano Pastoral. O evento, que reuniu Dom Manoel Delson com o clero, coordenadores de pastoral, religiosos, religiosas, coordenadores das Novas Comunidades e coordenadores de setores pastorais, aconteceu no Seminário Arquidiocesano com transmissão ao vivo no canal ArquiPB no Youtube.

O Arcebispo abriu a noite trazendo reflexões importantes sobre a caminhada pastoral na Igreja da Paraíba. “Teremos uma vida pastoral e missionária bem intensa e rica este ano – mesmo sabendo que ainda vivemos a pandemia –  e não podemos viver tudo isso sem pedir a força e a presença do Espírito Santo. Para isso, precisamos todos sermos dóceis ao Espírito Santo e trabalhar com alegria, sabendo que é Ele quem vai fazendo a semente do Evangelho germinar e frutificar”.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, Mons. Ivonio Cassiano, apresentou o Plano Pastoral pontuando que todo agente pastoral, missionário, leigo ou não, precisa estar atento À unidade da Igreja através de seus documentos e lideranças. “Não podemos fazer pastoral com improvisações, precisamos estar atentos ao que diz nosso arcebispo e também o Papa Francisco. São muitas pessoas importantes, estudadas que se preparam para trazer para nós os textos que viram luz e referência na nossa caminhada, então não podemos ignorar todo o contexto e fazer pastoral e missão sem estar em sintonia com a unidade da Igreja”, alertou.

Mons. Ivonio ainda apresentou o calendário de atividades da Arquidiocese para 2022. “Tudo estará disponível nas nossas mídias oficiais para que todos se sintam convidados a entender e vivenciar o nosso cronograma. Só com todos juntos poderemos fazer nossa caminhada acontecer”

Para refletir sobre a Carta Pastoral do Arcebispo e também o Plano Pastoral Arquidiocesano, a professora Rossana Souto Maior destacou os pontos que precisam ser refletidos e vivenciados com intensidade no Ano Missionário. “Precisamos agir para transformar: olhar para a necessidade do outro que vai além da sua necessidade humana imediata. É doar uma sopa, por exemplo, ao mesmo tempo que buscamos uma forma desta pessoa não precisar mais dessa caridade. Precisamos ver e iluminar: encarar as crises de sentido, da ausência de dialogo, da indiferença, da falta de referências e de critérios para nossa juventude. Como bem pontua dom Delson na sua carta, mais que todas as ações e reflexões, é preciso uma espiritualidade firme, forte, intensa, para que toda ação seja verdadeiramente missionária, pastoral e transformadora”.

O Diácono Ringson Toledo ainda apresentou o Sínodo dos Bispos, que está em andamento no mundo inteiro e encontra-se na fase diocesana. “Estamos na fase de ouvir a ‘Igreja interna”, ou seja, os agentes de pastoral, os padres, os religiosos, as religiosas e diáconos, através de questionários que serão encaminhados através dos coordenadores diocesanos e de setores, como também do clero”. Após a fase diocesana, o Sínodo entra na sua fase continental e, no segundo semestre de 2023, acontece finalmente a Assembleia Sinodal com o Papa Francisco. Saiba mais sobre o sínodo nesta matéria especial.

A abertura do Ano Pastoral Missionário está disponível no canal da Arquidiocese no Youtube.